Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

domingo, 14 de junho de 2009

Para quem gosta de Surf e Acampar nesta Maravilhosa Praia, não hesite


Aqui existem pessoas da Zona que por vezes alugam as suas casas e não só nesta zona, mas como a última vez fui com famíliares não consegui fazer e tirar tudo que queria, mas aconselho-vos a passearem ali no Centro.

Aqui existem diversos apartamentos e por vezes até Caves que se alugam, eu sei porque conheço bem esta zona e estes prédios, deste lado Norte.
Mas tragam roupa interior e outra para os dias que aqui estiverem apassar férias é uma recomendação que vos deixo, porque esta praia nunca foi virada muito para o Turismo mas para descansar e relaxar o máximo.

Perto desta foto existe o Turismo e o Parque de Campismo que é logo na entrada da Praia da Tocha

Boas férias e desde de já desculpem-me não ter metido aqui mais contactos, porque a minha vida é sempre a correr e sempre em viagens para um lado e para o outro, que só agora vou tirar mesmo algum tempo para mim mesma e não só.

Façam boa viagem e desfrutem, mas preservem também a natureza e onde vivem e onde ficam hospedados, porque acreditem que a simpatia reina nesta zona.

OS Melhores Cumprimentos Turísticos,
Lénia

Contactos Camping Tocha


Rua dos Pescadores da N. Sª da Tocha - Praia da Tocha
3060 - 691 Tocha
Telf: 00351 231 447 112

E-mail: tocha@cacampings.com

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail


CAMPISMO E CARAVANISMO

O Campismo é uma das actividades praticadas ao ar livre, que de forma informal e simples se associa à prática de turismo de lazer ou turismo desportivo.
É noticia, hoje em dia, a importância do MOVIMENTO CAMPISTA, que para além de permitir o contacto com a natureza, a prática do campismo promove também, o desenvolvimento do companheirismo e da cidadania.

Quer em termos individuais, quer em grupo, os amantes da natureza e do turismo activo, tem na prática do campismo e caravanismo, um modo simples e eficaz de descobrir e conhecer os verdadeiros "santuários" ambientais do nosso país ou ainda, da Europa e do Mundo.
Para além da prática do campismo de lazer, todos os interessados poderão no campismo desportivo, associando-se a uma colectividade federada, participar nos acampamentos desportivos organizados pelos clubes filiados na FEDERAÇÃO DE CAMPISMO E MONTANHISMO DE PORTUGAL.
A secção de campismo e caravanismo da nossa Associação é também uma das mais antigas secções que ao longo destes anos tem para além de proporcionar a obtenção das cartas de campistas, tem realizado um trabalho notável na promoção da modalidade.
Realça-se no aspecto desportivo a organização, de 2 grandes eventos no nosso concelho, nomeadamente na Praia da Tocha que acolheu o 16º ACAMPAMENTO NACIONAL e mais tarde o 5º ENCONTRO DE JOVENS DA FPCC.

A secção com a colaboração da Direcção Geral, também por diversas vezes tem gerido o Parque Municipal de Campismo da Praia da Tocha, após concorrer e apresentar a proposta mais vantajosa para o Município.


http://www.abpt.org/

Taça ABPT em Agosto, inscrevam-se e venham ao São João 2009 e para uma praia segura

Taça ABPT




TAÇA ABPT
BodyBoard / Dropknee / Surf / LongBoard / Skimming

Datas - Período de espera entre os fins de semana de 1 e 2, 8 e 9, 15 e 16 de Agosto

Local - Praia da Tocha ou Palheirão

Inscrição - 3€ p/ Categoria


Limite de inscrições para cada categoria,
Surf - 8 inscritos, LongBoard - 8 inscritos, Dropknee - 12 inscritos,
BodyBoard - 16 inscritos, Skimming - 16 inscritos.

Prioridade de inscrições primeiro para os associados, depois para os locais da Praia da Tocha e depois para os não locais e não associados.

Troféus para os 4 finalistas de cada categoria

Inscrições abertas a partir de 15 de Julho até 30 de Julho pelo email - info@abpt.org




Cantanhede – Até 20 de Setembro

Praias do concelho (mais) seguras



Nem só de vigia se preenche o tempo dos nadadores-salvadores. Estimular os jovens a serem vigilantes, proteger os mais pequenos quando se perdem e ensinar (bons) hábitos são algumas das acções paralelas.

Garantir a segurança, vigilância e apoio aos banhistas na Praia da Tocha e nos Olhos da Fervença são alguns dos propósitos do protocolo de colaboração que a Câmara de Cantanhede tem vindo a celebrar, nos últimos anos, com a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha. A vigilância começou no passado dia 1 e manter-se-á até 20 de Setembro. Para além da protecção dos banhistas e veraneantes, os membros da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha desenvolvem outras actividades.
Valdemar e Nelson Santos, sócios da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, são dois dos elementos que fazem parte das equipas de vigilância e destacam as outras acções que desenvolvem ao longo dos meses de Verão.
Tal como o acordo celebrado com a autarquia, a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha desenvolverá mais dois projectos, para além do habitual “Praia Segura 2009 – Surf Salva”, nomeadamente “Jovem Banheiro Júnior 2009” e o “Mamã perdi-me”.
A acção “Jovem Banheiro Júnior 2009” visa estimular os jovens dos 14 aos 17 anos a adquirir formação no campo da vigilância das praias e a assistência a banhistas. As acções decorrerão aos fins-de-semana, admitindo apenas quatro inscritos por cada dia de actividades (um assistente por cada nadador-salvador), e têm o objectivo de proporcionar aos participantes conhecimentos sobre como e quando alertar os nadadores-salvadores para situações de perigo, pedidos de socorro ou situações atípicas. Este projecto pretende ocupar os tempos livres dos jovens, durante o período de férias escolares – aos fins-de-semana – iniciando-se já nos próximos dias 6 e 7 e terminando no fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro. Entre os vários objectivos, o projecto pretende promover e sensibilizar para questões relacionadas com a segurança e o ambiente, visando a criação de uma futura rede de vigilantes na praia e futuros nadadores-salvadores.

“Mamã perdi-me”

Outra das iniciativas levadas a cabo durante a época balnear dirige-se para pais e filhos. Denominado “Mamã perdi-me”, o projecto prevê que os postos de praia n.º 2 e 3 (os mais centrais) sejam de referência, com bandeiras identificativas. Assim, e quando uma criança estiver perdida, quem a encontrar deverá encaminhá-la para o referido local. Além disso, também serão disponibilizadas pulseiras identificativas. Junto dos nadadores-salvadores, os pais podem solicitar a pulseirinha (onde deverá ser escrito o nome do familiar responsável e o número de telefone) e aí serão dadas as indicações para as medidas que devem ser adoptadas caso a criança se perca.
Já o “Praia Segura 2009 – Surf Salva” contempla diversas actividades de sensibilização dirigidas aos banhistas e que têm por objectivos promover uma cultura preventiva de padrões de segurança em contextos de prática desportiva, especificamente de surf e bodyboard, trabalhar competências de autonomia em meio aquático na prática destas modalidades, reforçando a capacidade de resposta em caso de perigo ou acidente, e introduzir noções básicas de segurança, salvamento, primeiros socorros e suporte básico de vida. Também os cuidados a ter com o sol, animais e preservação ambiental são contempladas nestas acções.

Principais problemas surgem com bandeira verde

Pode parecer estranho, mas Valdemar e Nelson Santos, sócios da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, referem que os principais problemas com os banhistas “surgem com bandeira verde”. Normalmente, na Praia da Tocha, está hasteada a bandeira vermelha ou amarela. No entanto, e apesar de haver situações de resgate, “não são graves”. De resto, quando se verifica uma situação de alarme, um primeiro nadador acorre à situação, mas os outros que se encontram na praia “surgem para ajudar”. Apetrechados dos meios necessários e adequados, Valdemar e Nelson Santos consideram que “não têm surgido problemas de maior”. Também a forma como o banhista se comporta na praia “está relacionada com a postura do nadador-salvador”, reconhecem.

sábado, 13 de junho de 2009

São João 2009 na Praia da Tocha começa mais cedo 20 a 24 de Junho

Bem, eu hoje passei muito rápido pela Vila da Tocha e pude ver que este Ano o São João começa dia 20 de Junho e vai até dia 24, na Praia da Tocha.

Eu não vou puder estar presente, porque ando em exames no meu curso no Algarve, mas recomendo-vos a visitarem e virem até esta zona.

Deixo-vos uma foto que foi o modo mais rápido que eu tive de tirar a informação quando passei de carro.

Bem divirtam-se o Santo António terminou, mas o São Pedro vem aí e por fim o famoso São João que é das festas que mais gosto, porque dá para dar umas boas marteladas no pessoal.

Deixo-vos aqui a foto, se não poderem vir todos dias, venham pelo menos dia 23 para 24.





Mas recomendo-vos a passar por cá.

Divirtam-se por mim e por vocês.

Os melhores Cumprimentos Turísticos,
Lénia

quinta-feira, 4 de junho de 2009

São João e outras Festas na Praia da Tocha

Visto que em sites do meu concelho não se revela nada da vila e só da Praia da Tocha como a praia deles, como eles dizem, eu vou deixar neste blog as datas de algumas festas populares que acontecem em Junho, este mês.
Por falta de meios de comunicação, nunca se vê grandes festas, mas desde de já eu vos revelo, quais são as tradicionais.
O carnaval acho que terminou, e a expo-tocha, não estou lá, mas acho que não têm existido estes últimos 3 anos para cá, mas talvez um dia volte, quando falar com alguns dos organizadores da zona.
Por agora deixo-vos um pouco desta zona e da vila.
Espero que gostem em saber e em conhecer.

16-06-2011
Como vi que estão a ver esta página decidi deixar o que vai passar este ano no São João 2011.


Turistas, aqui vos deixo o São João da Praia da Tocha.
O ano passado fiquei deslumbrada com o Fogo de Artíficio, mereceu o meu aplauso, foi mesmo lindo, nunca o tinha visto assim nesta Praia.
Por isso hoje decidi deixar-vos aqui os concertos e convidar-vos a irem até lá passar esta festa.
Eu não vou poder ir, que no dia 20 estou de viagem para o Algarve, pois trabalhos e exames chamam-me e é com muita pena não ir, pois eu adoro dar umas boas marteladas na cabeça das pessoas.
De todas as festas esta nunca a troco, garanto-vos.
Bem divirtam-se e não deixei de ir lá no dia 23-24 e nos outros dias.
Divirtam-se.
Boa Viagem e dancem muito e bebam e comam, pois do pouco bom que temos na vida é isso, como dormir, e fazer amor.
Bem portem-se bem,
Lénia

23- banda Wave / fogo de artifício...
24- karaoke com pancinhas...
25- banda Meidin...
26- ranchos falclóricos...
barracas comes e bebes,
bares abertos e fogo de artificio...




Quadra popular tradicional, autor desconhecido.

Nenhum santo é menos santo
Por estar numa cascata
Que um pobre ergueu, com encanto,
Num simples bairro de lata.

Ris de mim por não ser novo!
Cautela, que na noitada,
Até mesmo um velho ovo
Pode dar boa gemada.



01- SÃO JOÃO
Augusta Schimidt

Lua cheia iluminando o céu
Fogueira ardendo na terra
Corações entrelaçados
Abraços apertados
No arrasta pé da paixão
Era noite de São João.

Damas vestidas de chita
Cavalheiros com chapéu na mão
A quadrilha marcava a festa
Como manda a tradição

E ao som da velha sanfona
Que não parava de tocar
Trocavam juras de amor
Esperando o sol raiar.

Campinas/SP


ORAÇÃO PRA SÃO JOÃO
de:Jade Tufic
Meu padinho São Joãozinho
Di jueio no chão
Lhe faço essa oração
Cum reverência e dimiração


Proteje nóis tudo dessa ciranda
Cuida bem da dona dela
Arranja marido prela
E pás muié sortera tomem.


Dá harmonia pus amigo
Proteje di tudo qui é pirigo
Inspira novos poema
I caba com tudos probrema


Meu padinho São Joãozinho
Tomem quero lhe pidi
Um marido com quem possa dividi
O resto da minha vida


Sei qui essa minha oração
Vai toca vosso coração
I us pidido vai atende.


Sei qui num vai nunca isquece
Dessa sua fiada aqui
Pur isso meu padinho São Joãozinho
Eu quero agora lhi agradece
Di todo meu coração


Amém
----------------------------------
---------------







Tradições

FESTAS E ROMARIAS:
Na Freguesia, realizam-se festas em honra de São João, na Praia da Tocha, de 23 a 25 de Junho, culminando com o Banho Santo às 6h da manhã, do dia 24 de Junho; de Nossa Senhora da Atocha, que inclui, no dia 9 de Julho, as comemorações da elevação de Tocha a Vila, e a Expo- Tocha, sendo consideradas as Festas da Vila, com a duração de 10 dias.

Para além da sede de Freguesia, realizam-se igualmente festividades no Escoural, no último fim-de-semana de Agosto; na Caniceira, de 1 a 3 de Setembro e em Cochadas, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, de 4 a 7 de Agosto.
O Carnaval também aqui encontra foliões. preparando-se um desfile com carros alegóricos pelos diversos lugares da Freguesia, no Domingo Gordo e terça-feira de Carnaval.

FEIRAS:
Para além do mercado dominical, em Tocha, efectua-se, quinzenalmente, uma feira franca, no s dias 14 e 27 de cada mês e uma feira popular (Expo- Tocha), no Largo da Feira, com início no mês de Julho, sem data fixa, que se prolonga por 10 dias, incluindo o dia de comemoração da elevação de Tocha a Vila.

DANÇAS E CANTARES:
Da década de 30, chegam-nos algumas danças e cantares típicos da região da Gândara, que se apresentavam durante as desfolhadas ou descascade1as, reta1hade1as (termo Gandarês) e romarias. São exemplo dessas modas, as Marchas com o pote, uma bilha de água enfeitada com flores que as raparigas transportavam à cabeça; o Malhão; várias modas de roda; o Verde Gaio; e o s Viras Gandareses, Mandado, Corrido e de Quatro.

Actualmente, são os grupos folclóricos que tentam reconstituir estes serões e passatempos do passado. Efectivamente, o povo Gandarês era muito divertido e alegre, pois sempre encontrava motivos para cantar e dançar, fosse o adormecer dos filhos, o suportar as saudades dos maridos que se ausentavam para trabalhar, a labuta diária, quer caseira, quer na lavoura, no caminho do trabalho ou no regresso a casa, mesmo quando os tempos eram difíceis.

TRAJES CARACTERISTICOS:
De acordo com documentos antigos desta região, recuperam-se os trajes da região da Gândara, que algumas tremoceiras, hoje em dia ainda usam, quando se dirigem às feiras da Praça da Tocha­ para venderem os seus produtos; de noivos; de lavradores ricos e remediados; de meia Senhora; de Teres e Haveres; de Domingueiros; de Ver a Deus; de Festa e Romaria; de Bairradina; de Romeiros a Vagos; de mulher de Cantanhede; de Moleiros; de Feirantes; de Vindimadores; de pescadores; de Vendedores de peixe; de Ceifeiras; e de outras actividades da época.

Trajes de Domingueiro e Romaria:
Os homens usam chapéu preto ou castanho, colete liso ou aos quadrados, camisa em linho, calças pretas ou castanhas em lã, faixa preta em linho tingido e botas em couro. As mulheres, por outro lado, trajam lenço em merino, colete em merino preto, blusa branca em algodão, saia de baeta e armur, avental em merino, seda ou veludo, meias em algodão feitas à mão e chinelas pretas de verniz. Como roupa interior vestem saias brancas de algodão ou linho, saiote liso ou aos quadrados vermelhos e colete de algodão ou riscado.

Traje Domingueiro:
A mulher usa colete de algodão preto, blusa de algodão, saia bordeaux em armur com barra preta de veludo, meia branca em algodão, chinelas de verniz. Como roupa interior veste saia branca com bordados, saiote de flanela vermelha e colete riscado. O homem traja chapéu castanho, camisa em linho, colete castanho em lã com frentes lisas e costas aos quadrados, calça em lã, faixa de linho tingido e botas em couro.


Traje de Trabalho:

As mulheres usam chapéu de palha, lenço de algodão, colete de linho tingido, blusa de riscado ou chita, saia de chita ou riscado, avental de chita ou riscado, saiote de flanela e calçam socas.
Os homens usam chapéu de palha, colete de cotim com costas de riscado, camisa de riscado ou linho, calças de cotim ou linho, ceroulas em riscado e calçam também socas.

Traje Gandarês:
xaile preto de fazenda de lã, ou xaile preto de 8 pontas de merino para os dias de festa; chapéu preto com pena de pavão, saia preta rodada e comprida, blusa, avental, lenço para o cabelo, tamancas, meias tricotadas, brincos de meias libras e cordões de ouro com peças antigas do mesmo metal.

JOGOS E BRINQUEDOS TRADICIONAIS:

De acordo com as memórias dos mais velhos, recuperaram-se os jogos da ma1ha (de salão ou de rua), da corrida de sacos e do pau ensebado, passatempos das tardes de domingo e das romarias, desde a década de 20.
Actualmente, estes jogos são praticados ainda nas tardes de domingo, nas festas da vila e aquando das comemorações de aniversários das diferentes colectividades locais.
Recuperaram-se, igualmente, alguns brinquedos tradicionais como, o pião de madeira e as bajotas que vinham dentro das garrafas dos pirolitos de outrora.

Cantanhede é a capital mundial do jazz popular


Concertos na tenda (preços)

Cada Concerto: 7,5 euros

Bilhete 3 noites: 15 euros

Como vir:
De Coimbra para Cantanhede tem Auto-estrada, que sai em Arazede( é a que mais eu recomendo mas desde de já tenham cuidado quando saiem da Portagem e andam 300 metros, por vezes podem ser surpreendidos pelos Guardas), e pode depois apanhar uma estrada para Cantenhede, ou pode sair de Coimbra e ir directo para Cantanhde,( onde terão mais guardas a controlar essas estradas secundárias).
Se apanharem o Comboio, em Coimbra também podem descer em Cantanhede, mas num comboio regional, convém informarem-se antes, a que horas é que ele parte de Coimbra.
Da Vila da Tocha a Cantanhede pela estrada secundária que é excelente, chegam em 25minutos ou em 20 minutos, mas cuidado podem apanhar guardas pelo caminho, por isso moderem a velocidade.

Localização do lugar:


Press Release... Cantanhede é a capital mundial do jazz popular durante quatro dias


De 11 a 14 de Junho, Cantanhede vai ser a capital do jazz popular com a realização do VI Festival Internacional Dixieland de Cantanhede. Organizado pela Câmara Municipal e a INOVA-Empresa Municipal, com o apoio de diversas entidades e com a produção da empresa “SardoalEventos”, este evento de características inéditas em Portugal conta este ano com a participação de dez bandas, cinco das quais internacionais. São elas: Los Krokodillos (Espanha), Alice in Dixieland (Holanda), New Orleans Dixielandband (Áustria), Brass Band Rakovnik (República Checa), Les Zauto Stompers (Espanha), e as bandas portuguesas Dixie Boys, Dixie Gringos Astedixie Cottas Club Jazz Band Dixinaza Jazz Band. O festival contará ainda com a participação especial de Lúcia Moniz, Paula Oliveira e Jacinta.
Os momentos altos do festival vão ser os concertos que, todas as noites, se vão realizar num grande espaço coberto instalado para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. Antes dos espectáculos, o público poderá apreciar algumas das mais representativas propostas da gastronomia regional nos espaços concessionados a um prestigiado restaurante do Concelho ou nas tasquinhas a cargo das associações concelhias. É que, paralelamente, estará a decorrer no local a XI Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede, que registará ainda a presença de artesãos provenientes de todo o País. O ambiente será também aqui de festa, com pequenas exibições das bandas dixieland e com a actuação das filarmónicas do Concelho, além de outros elementos de animação.

O que Cantanhede tem para oferecer de 11 a 14 de Junho é um programa verdadeiramente tentador: refeições com os magníficos sabores de terra e mar da gândara e da bairrada em espaços onde também pontificam os excelentes vinhos de Cantanhede, uma grande feira de artesanato e grandes concertos de jazz popular.

Cantoras
A organização aposta este ano em três grandes nomes do panorama artístico com fortes ligações à música jazz, que integram o programa de concertos a realizar, à noite, numa tenda de grandes proporções que irá ser montada para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus.

Lúcia Moniz alia-se aos Dixie Boys
Paula Oliveira apresenta-se com a banda portuguesa Cottas Club Jazz Band
Jacinta com a banda holandesa Alice in Dixieland

Street Parade em ambiente apoteótico no dia 14 de Junho
O VI Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede encerra com a grande street parade a realizar em 14 de Junho, domingo, a partir das 16 horas, em Cantanhede, com passagem pelas principais ruas e praças do núcleo urbano da cidade. A avaliar pelo sucesso dos desfiles das edições anteriores, o evento terminará em ambiente apoteótico, à boa maneira de New Orleans, com a cidade a ser mais uma vez inundada com as sonoridades fortemente ritmadas do dixieland, género popular de jazz oriundo daquela cidade norte-americana. Ao longo de todo o percurso, as ruas de Cantanhede vão estar engalanadas com as janelas e varandas das habitações decoradas a preceito com colchas e bandeiras, criando uma atmosfera de festa popular que dará expressão ao enorme entusiasmo com que habitualmente a população adere à iniciativa.

Aposta na descentralização e na formação de públicos
Do VI Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede merece também especial referência a aposta em exibições das bandas participantes em todas as freguesias do Concelho. Estes espectáculos cumprem o objectivo de descentralização que a organização se propôs conferir ao evento, tendo em vista a formação de públicos, produzindo assim um efeito mobilizador junto da população daquelas freguesias para os concertos a realizar à noite
Organizado em moldes semelhantes aos que se realizam em New Orleans, nos Estados Unidos, de onde é originário aquele género musical de raiz popular que esteve na origem do jazz e que veio a ter uma grande influência na música e na cultura do mundo ocidental, o festival atingiu em apenas quatro edições uma expressão idêntica a iniciativas congéneres em diversas cidades da Europa.
O seu carácter original e inovador e o forte impacto que o dixieland tem junto de diferentes tipos de público são factores que contribuíram decisivamente para colocar o evento e o Município de Cantanhede no circuito dos grandes festivais de Verão do País.


Contactos


Dra. Maria Carlos - Divisão de Cultura


mariacarlos@cm-cantanhede.pt / dixieland@cm-cantanhede.pt

+351 231 423 730

+351 231 423 732

+351 967 643 359

Festival Dixieland - CANTANHEDE '09



Enquadramento



O Festival Internacional de Dixieland é um grande evento musical, pioneiro no país, que pretende consubstanciar uma das orientações fundamentais do Plano Director Cultural do Município de Cantanhede.

Este projecto consiste na realização de um grande evento, original no plano regional e nacional, capaz de promover e afirmar o concelho de Cantanhede, tanto ao nível nacional como internacional, através de uma oferta musical de qualidade acrescida, dirigida a públicos vastos e diversificados.


Objectivos



Dinamizar o concelho de Cantanhede, fomentando a participação local, directa e indirectamente, neste festival pioneiro no país.

Descentralizar o Festival de Dixieland , levando-o às 19 freguesias que constituem o Concelho Dinamizar o comércio local, as unidades hoteleiras e de restauração.

Envolver as associações locais, as escolas e outras entidades do concelho neste projecto.

Expandir a atractividade turística em geral Aumentar e diversificar a oferta de espectáculos, de modo a garantir a captação de novos visitantes e fidelização dos mesmos.

Afirmar Cantanhede como “Capital do Dixieland”


Caracterização Geral



- 40 concertos de Rua gratuitos por todo o concelho de Cantanhede.

- 10 Concertos na Tenda Dixie (Bilhete geral: 15 euros; Bilhete Dia: 7,5 euros).

- Animação de Rua permanente durante os 4 dias do Festival.

- XI Tapas & Papas - Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede.

- Street Parade.