Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cantanhede é a capital mundial do jazz popular


Concertos na tenda (preços)

Cada Concerto: 7,5 euros

Bilhete 3 noites: 15 euros

Como vir:
De Coimbra para Cantanhede tem Auto-estrada, que sai em Arazede( é a que mais eu recomendo mas desde de já tenham cuidado quando saiem da Portagem e andam 300 metros, por vezes podem ser surpreendidos pelos Guardas), e pode depois apanhar uma estrada para Cantenhede, ou pode sair de Coimbra e ir directo para Cantanhde,( onde terão mais guardas a controlar essas estradas secundárias).
Se apanharem o Comboio, em Coimbra também podem descer em Cantanhede, mas num comboio regional, convém informarem-se antes, a que horas é que ele parte de Coimbra.
Da Vila da Tocha a Cantanhede pela estrada secundária que é excelente, chegam em 25minutos ou em 20 minutos, mas cuidado podem apanhar guardas pelo caminho, por isso moderem a velocidade.

Localização do lugar:


Press Release... Cantanhede é a capital mundial do jazz popular durante quatro dias


De 11 a 14 de Junho, Cantanhede vai ser a capital do jazz popular com a realização do VI Festival Internacional Dixieland de Cantanhede. Organizado pela Câmara Municipal e a INOVA-Empresa Municipal, com o apoio de diversas entidades e com a produção da empresa “SardoalEventos”, este evento de características inéditas em Portugal conta este ano com a participação de dez bandas, cinco das quais internacionais. São elas: Los Krokodillos (Espanha), Alice in Dixieland (Holanda), New Orleans Dixielandband (Áustria), Brass Band Rakovnik (República Checa), Les Zauto Stompers (Espanha), e as bandas portuguesas Dixie Boys, Dixie Gringos Astedixie Cottas Club Jazz Band Dixinaza Jazz Band. O festival contará ainda com a participação especial de Lúcia Moniz, Paula Oliveira e Jacinta.
Os momentos altos do festival vão ser os concertos que, todas as noites, se vão realizar num grande espaço coberto instalado para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. Antes dos espectáculos, o público poderá apreciar algumas das mais representativas propostas da gastronomia regional nos espaços concessionados a um prestigiado restaurante do Concelho ou nas tasquinhas a cargo das associações concelhias. É que, paralelamente, estará a decorrer no local a XI Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede, que registará ainda a presença de artesãos provenientes de todo o País. O ambiente será também aqui de festa, com pequenas exibições das bandas dixieland e com a actuação das filarmónicas do Concelho, além de outros elementos de animação.

O que Cantanhede tem para oferecer de 11 a 14 de Junho é um programa verdadeiramente tentador: refeições com os magníficos sabores de terra e mar da gândara e da bairrada em espaços onde também pontificam os excelentes vinhos de Cantanhede, uma grande feira de artesanato e grandes concertos de jazz popular.

Cantoras
A organização aposta este ano em três grandes nomes do panorama artístico com fortes ligações à música jazz, que integram o programa de concertos a realizar, à noite, numa tenda de grandes proporções que irá ser montada para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus.

Lúcia Moniz alia-se aos Dixie Boys
Paula Oliveira apresenta-se com a banda portuguesa Cottas Club Jazz Band
Jacinta com a banda holandesa Alice in Dixieland

Street Parade em ambiente apoteótico no dia 14 de Junho
O VI Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede encerra com a grande street parade a realizar em 14 de Junho, domingo, a partir das 16 horas, em Cantanhede, com passagem pelas principais ruas e praças do núcleo urbano da cidade. A avaliar pelo sucesso dos desfiles das edições anteriores, o evento terminará em ambiente apoteótico, à boa maneira de New Orleans, com a cidade a ser mais uma vez inundada com as sonoridades fortemente ritmadas do dixieland, género popular de jazz oriundo daquela cidade norte-americana. Ao longo de todo o percurso, as ruas de Cantanhede vão estar engalanadas com as janelas e varandas das habitações decoradas a preceito com colchas e bandeiras, criando uma atmosfera de festa popular que dará expressão ao enorme entusiasmo com que habitualmente a população adere à iniciativa.

Aposta na descentralização e na formação de públicos
Do VI Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede merece também especial referência a aposta em exibições das bandas participantes em todas as freguesias do Concelho. Estes espectáculos cumprem o objectivo de descentralização que a organização se propôs conferir ao evento, tendo em vista a formação de públicos, produzindo assim um efeito mobilizador junto da população daquelas freguesias para os concertos a realizar à noite
Organizado em moldes semelhantes aos que se realizam em New Orleans, nos Estados Unidos, de onde é originário aquele género musical de raiz popular que esteve na origem do jazz e que veio a ter uma grande influência na música e na cultura do mundo ocidental, o festival atingiu em apenas quatro edições uma expressão idêntica a iniciativas congéneres em diversas cidades da Europa.
O seu carácter original e inovador e o forte impacto que o dixieland tem junto de diferentes tipos de público são factores que contribuíram decisivamente para colocar o evento e o Município de Cantanhede no circuito dos grandes festivais de Verão do País.


Contactos


Dra. Maria Carlos - Divisão de Cultura


mariacarlos@cm-cantanhede.pt / dixieland@cm-cantanhede.pt

+351 231 423 730

+351 231 423 732

+351 967 643 359

Festival Dixieland - CANTANHEDE '09



Enquadramento



O Festival Internacional de Dixieland é um grande evento musical, pioneiro no país, que pretende consubstanciar uma das orientações fundamentais do Plano Director Cultural do Município de Cantanhede.

Este projecto consiste na realização de um grande evento, original no plano regional e nacional, capaz de promover e afirmar o concelho de Cantanhede, tanto ao nível nacional como internacional, através de uma oferta musical de qualidade acrescida, dirigida a públicos vastos e diversificados.


Objectivos



Dinamizar o concelho de Cantanhede, fomentando a participação local, directa e indirectamente, neste festival pioneiro no país.

Descentralizar o Festival de Dixieland , levando-o às 19 freguesias que constituem o Concelho Dinamizar o comércio local, as unidades hoteleiras e de restauração.

Envolver as associações locais, as escolas e outras entidades do concelho neste projecto.

Expandir a atractividade turística em geral Aumentar e diversificar a oferta de espectáculos, de modo a garantir a captação de novos visitantes e fidelização dos mesmos.

Afirmar Cantanhede como “Capital do Dixieland”


Caracterização Geral



- 40 concertos de Rua gratuitos por todo o concelho de Cantanhede.

- 10 Concertos na Tenda Dixie (Bilhete geral: 15 euros; Bilhete Dia: 7,5 euros).

- Animação de Rua permanente durante os 4 dias do Festival.

- XI Tapas & Papas - Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede.

- Street Parade.


Sem comentários: