Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

São João e outras Festas na Praia da Tocha

Visto que em sites do meu concelho não se revela nada da vila e só da Praia da Tocha como a praia deles, como eles dizem, eu vou deixar neste blog as datas de algumas festas populares que acontecem em Junho, este mês.
Por falta de meios de comunicação, nunca se vê grandes festas, mas desde de já eu vos revelo, quais são as tradicionais.
O carnaval acho que terminou, e a expo-tocha, não estou lá, mas acho que não têm existido estes últimos 3 anos para cá, mas talvez um dia volte, quando falar com alguns dos organizadores da zona.
Por agora deixo-vos um pouco desta zona e da vila.
Espero que gostem em saber e em conhecer.

16-06-2011
Como vi que estão a ver esta página decidi deixar o que vai passar este ano no São João 2011.


Turistas, aqui vos deixo o São João da Praia da Tocha.
O ano passado fiquei deslumbrada com o Fogo de Artíficio, mereceu o meu aplauso, foi mesmo lindo, nunca o tinha visto assim nesta Praia.
Por isso hoje decidi deixar-vos aqui os concertos e convidar-vos a irem até lá passar esta festa.
Eu não vou poder ir, que no dia 20 estou de viagem para o Algarve, pois trabalhos e exames chamam-me e é com muita pena não ir, pois eu adoro dar umas boas marteladas na cabeça das pessoas.
De todas as festas esta nunca a troco, garanto-vos.
Bem divirtam-se e não deixei de ir lá no dia 23-24 e nos outros dias.
Divirtam-se.
Boa Viagem e dancem muito e bebam e comam, pois do pouco bom que temos na vida é isso, como dormir, e fazer amor.
Bem portem-se bem,
Lénia

23- banda Wave / fogo de artifício...
24- karaoke com pancinhas...
25- banda Meidin...
26- ranchos falclóricos...
barracas comes e bebes,
bares abertos e fogo de artificio...




Quadra popular tradicional, autor desconhecido.

Nenhum santo é menos santo
Por estar numa cascata
Que um pobre ergueu, com encanto,
Num simples bairro de lata.

Ris de mim por não ser novo!
Cautela, que na noitada,
Até mesmo um velho ovo
Pode dar boa gemada.



01- SÃO JOÃO
Augusta Schimidt

Lua cheia iluminando o céu
Fogueira ardendo na terra
Corações entrelaçados
Abraços apertados
No arrasta pé da paixão
Era noite de São João.

Damas vestidas de chita
Cavalheiros com chapéu na mão
A quadrilha marcava a festa
Como manda a tradição

E ao som da velha sanfona
Que não parava de tocar
Trocavam juras de amor
Esperando o sol raiar.

Campinas/SP


ORAÇÃO PRA SÃO JOÃO
de:Jade Tufic
Meu padinho São Joãozinho
Di jueio no chão
Lhe faço essa oração
Cum reverência e dimiração


Proteje nóis tudo dessa ciranda
Cuida bem da dona dela
Arranja marido prela
E pás muié sortera tomem.


Dá harmonia pus amigo
Proteje di tudo qui é pirigo
Inspira novos poema
I caba com tudos probrema


Meu padinho São Joãozinho
Tomem quero lhe pidi
Um marido com quem possa dividi
O resto da minha vida


Sei qui essa minha oração
Vai toca vosso coração
I us pidido vai atende.


Sei qui num vai nunca isquece
Dessa sua fiada aqui
Pur isso meu padinho São Joãozinho
Eu quero agora lhi agradece
Di todo meu coração


Amém
----------------------------------
---------------







Tradições

FESTAS E ROMARIAS:
Na Freguesia, realizam-se festas em honra de São João, na Praia da Tocha, de 23 a 25 de Junho, culminando com o Banho Santo às 6h da manhã, do dia 24 de Junho; de Nossa Senhora da Atocha, que inclui, no dia 9 de Julho, as comemorações da elevação de Tocha a Vila, e a Expo- Tocha, sendo consideradas as Festas da Vila, com a duração de 10 dias.

Para além da sede de Freguesia, realizam-se igualmente festividades no Escoural, no último fim-de-semana de Agosto; na Caniceira, de 1 a 3 de Setembro e em Cochadas, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, de 4 a 7 de Agosto.
O Carnaval também aqui encontra foliões. preparando-se um desfile com carros alegóricos pelos diversos lugares da Freguesia, no Domingo Gordo e terça-feira de Carnaval.

FEIRAS:
Para além do mercado dominical, em Tocha, efectua-se, quinzenalmente, uma feira franca, no s dias 14 e 27 de cada mês e uma feira popular (Expo- Tocha), no Largo da Feira, com início no mês de Julho, sem data fixa, que se prolonga por 10 dias, incluindo o dia de comemoração da elevação de Tocha a Vila.

DANÇAS E CANTARES:
Da década de 30, chegam-nos algumas danças e cantares típicos da região da Gândara, que se apresentavam durante as desfolhadas ou descascade1as, reta1hade1as (termo Gandarês) e romarias. São exemplo dessas modas, as Marchas com o pote, uma bilha de água enfeitada com flores que as raparigas transportavam à cabeça; o Malhão; várias modas de roda; o Verde Gaio; e o s Viras Gandareses, Mandado, Corrido e de Quatro.

Actualmente, são os grupos folclóricos que tentam reconstituir estes serões e passatempos do passado. Efectivamente, o povo Gandarês era muito divertido e alegre, pois sempre encontrava motivos para cantar e dançar, fosse o adormecer dos filhos, o suportar as saudades dos maridos que se ausentavam para trabalhar, a labuta diária, quer caseira, quer na lavoura, no caminho do trabalho ou no regresso a casa, mesmo quando os tempos eram difíceis.

TRAJES CARACTERISTICOS:
De acordo com documentos antigos desta região, recuperam-se os trajes da região da Gândara, que algumas tremoceiras, hoje em dia ainda usam, quando se dirigem às feiras da Praça da Tocha­ para venderem os seus produtos; de noivos; de lavradores ricos e remediados; de meia Senhora; de Teres e Haveres; de Domingueiros; de Ver a Deus; de Festa e Romaria; de Bairradina; de Romeiros a Vagos; de mulher de Cantanhede; de Moleiros; de Feirantes; de Vindimadores; de pescadores; de Vendedores de peixe; de Ceifeiras; e de outras actividades da época.

Trajes de Domingueiro e Romaria:
Os homens usam chapéu preto ou castanho, colete liso ou aos quadrados, camisa em linho, calças pretas ou castanhas em lã, faixa preta em linho tingido e botas em couro. As mulheres, por outro lado, trajam lenço em merino, colete em merino preto, blusa branca em algodão, saia de baeta e armur, avental em merino, seda ou veludo, meias em algodão feitas à mão e chinelas pretas de verniz. Como roupa interior vestem saias brancas de algodão ou linho, saiote liso ou aos quadrados vermelhos e colete de algodão ou riscado.

Traje Domingueiro:
A mulher usa colete de algodão preto, blusa de algodão, saia bordeaux em armur com barra preta de veludo, meia branca em algodão, chinelas de verniz. Como roupa interior veste saia branca com bordados, saiote de flanela vermelha e colete riscado. O homem traja chapéu castanho, camisa em linho, colete castanho em lã com frentes lisas e costas aos quadrados, calça em lã, faixa de linho tingido e botas em couro.


Traje de Trabalho:

As mulheres usam chapéu de palha, lenço de algodão, colete de linho tingido, blusa de riscado ou chita, saia de chita ou riscado, avental de chita ou riscado, saiote de flanela e calçam socas.
Os homens usam chapéu de palha, colete de cotim com costas de riscado, camisa de riscado ou linho, calças de cotim ou linho, ceroulas em riscado e calçam também socas.

Traje Gandarês:
xaile preto de fazenda de lã, ou xaile preto de 8 pontas de merino para os dias de festa; chapéu preto com pena de pavão, saia preta rodada e comprida, blusa, avental, lenço para o cabelo, tamancas, meias tricotadas, brincos de meias libras e cordões de ouro com peças antigas do mesmo metal.

JOGOS E BRINQUEDOS TRADICIONAIS:

De acordo com as memórias dos mais velhos, recuperaram-se os jogos da ma1ha (de salão ou de rua), da corrida de sacos e do pau ensebado, passatempos das tardes de domingo e das romarias, desde a década de 20.
Actualmente, estes jogos são praticados ainda nas tardes de domingo, nas festas da vila e aquando das comemorações de aniversários das diferentes colectividades locais.
Recuperaram-se, igualmente, alguns brinquedos tradicionais como, o pião de madeira e as bajotas que vinham dentro das garrafas dos pirolitos de outrora.

1 comentário:

Carlos Rebola disse...

Lénia

É a primeira visita que faço ao teu sítio, desconhecia-o até agora,"mea culpa".
Gostei da informação sobre as tradições da região, principalmente sobre trajes tradicionais, conheço o xaile preto de merino com franjas e pensava que eram de quatro pontas, mas não sabia da existência do xaile de oito pontas, agradecia mais informação se possível mais informação sobre este xaile, pode ser?
Também já vi algures, não me recordo onde, escrito "Praia de Cantanhede" não está correcto porque a praia sempre foi e é designada por Praia da Tocha ou "Palheiros da Tocha".

Abraço
Carlos Rebola