Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

domingo, 14 de junho de 2009

Taça ABPT em Agosto, inscrevam-se e venham ao São João 2009 e para uma praia segura

Taça ABPT




TAÇA ABPT
BodyBoard / Dropknee / Surf / LongBoard / Skimming

Datas - Período de espera entre os fins de semana de 1 e 2, 8 e 9, 15 e 16 de Agosto

Local - Praia da Tocha ou Palheirão

Inscrição - 3€ p/ Categoria


Limite de inscrições para cada categoria,
Surf - 8 inscritos, LongBoard - 8 inscritos, Dropknee - 12 inscritos,
BodyBoard - 16 inscritos, Skimming - 16 inscritos.

Prioridade de inscrições primeiro para os associados, depois para os locais da Praia da Tocha e depois para os não locais e não associados.

Troféus para os 4 finalistas de cada categoria

Inscrições abertas a partir de 15 de Julho até 30 de Julho pelo email - info@abpt.org




Cantanhede – Até 20 de Setembro

Praias do concelho (mais) seguras



Nem só de vigia se preenche o tempo dos nadadores-salvadores. Estimular os jovens a serem vigilantes, proteger os mais pequenos quando se perdem e ensinar (bons) hábitos são algumas das acções paralelas.

Garantir a segurança, vigilância e apoio aos banhistas na Praia da Tocha e nos Olhos da Fervença são alguns dos propósitos do protocolo de colaboração que a Câmara de Cantanhede tem vindo a celebrar, nos últimos anos, com a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha. A vigilância começou no passado dia 1 e manter-se-á até 20 de Setembro. Para além da protecção dos banhistas e veraneantes, os membros da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha desenvolvem outras actividades.
Valdemar e Nelson Santos, sócios da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, são dois dos elementos que fazem parte das equipas de vigilância e destacam as outras acções que desenvolvem ao longo dos meses de Verão.
Tal como o acordo celebrado com a autarquia, a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha desenvolverá mais dois projectos, para além do habitual “Praia Segura 2009 – Surf Salva”, nomeadamente “Jovem Banheiro Júnior 2009” e o “Mamã perdi-me”.
A acção “Jovem Banheiro Júnior 2009” visa estimular os jovens dos 14 aos 17 anos a adquirir formação no campo da vigilância das praias e a assistência a banhistas. As acções decorrerão aos fins-de-semana, admitindo apenas quatro inscritos por cada dia de actividades (um assistente por cada nadador-salvador), e têm o objectivo de proporcionar aos participantes conhecimentos sobre como e quando alertar os nadadores-salvadores para situações de perigo, pedidos de socorro ou situações atípicas. Este projecto pretende ocupar os tempos livres dos jovens, durante o período de férias escolares – aos fins-de-semana – iniciando-se já nos próximos dias 6 e 7 e terminando no fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro. Entre os vários objectivos, o projecto pretende promover e sensibilizar para questões relacionadas com a segurança e o ambiente, visando a criação de uma futura rede de vigilantes na praia e futuros nadadores-salvadores.

“Mamã perdi-me”

Outra das iniciativas levadas a cabo durante a época balnear dirige-se para pais e filhos. Denominado “Mamã perdi-me”, o projecto prevê que os postos de praia n.º 2 e 3 (os mais centrais) sejam de referência, com bandeiras identificativas. Assim, e quando uma criança estiver perdida, quem a encontrar deverá encaminhá-la para o referido local. Além disso, também serão disponibilizadas pulseiras identificativas. Junto dos nadadores-salvadores, os pais podem solicitar a pulseirinha (onde deverá ser escrito o nome do familiar responsável e o número de telefone) e aí serão dadas as indicações para as medidas que devem ser adoptadas caso a criança se perca.
Já o “Praia Segura 2009 – Surf Salva” contempla diversas actividades de sensibilização dirigidas aos banhistas e que têm por objectivos promover uma cultura preventiva de padrões de segurança em contextos de prática desportiva, especificamente de surf e bodyboard, trabalhar competências de autonomia em meio aquático na prática destas modalidades, reforçando a capacidade de resposta em caso de perigo ou acidente, e introduzir noções básicas de segurança, salvamento, primeiros socorros e suporte básico de vida. Também os cuidados a ter com o sol, animais e preservação ambiental são contempladas nestas acções.

Principais problemas surgem com bandeira verde

Pode parecer estranho, mas Valdemar e Nelson Santos, sócios da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, referem que os principais problemas com os banhistas “surgem com bandeira verde”. Normalmente, na Praia da Tocha, está hasteada a bandeira vermelha ou amarela. No entanto, e apesar de haver situações de resgate, “não são graves”. De resto, quando se verifica uma situação de alarme, um primeiro nadador acorre à situação, mas os outros que se encontram na praia “surgem para ajudar”. Apetrechados dos meios necessários e adequados, Valdemar e Nelson Santos consideram que “não têm surgido problemas de maior”. Também a forma como o banhista se comporta na praia “está relacionada com a postura do nadador-salvador”, reconhecem.

Sem comentários: