Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

domingo, 3 de maio de 2009

FOTOS DA PRAIA DA TOCHA, MAIO 2009



CASAS TRADICIONAIS DA PRAIA DA TOCHA- os Palheiros da Praia da Tocha, como era assim o nome desta praia até a uns 9 anos atrás, para cá.
Esta foto é no lado Norte desta Praia

As dunas nunca faltam nesta praia, mas se há algo que eu amo nesta praia garanto-vos que é a calma, e o facto de ainda não haver hotéis a condicionar-vos nesta praia e a meter-vos em cima uns dos outros como vimos nas praias com hotéis.
Aqui vivesse mesmo o turismo residêncial, sobretudo para quem quer vir de férias, que alguns destes apartamentos que vos mostro mais abaixo acabam por alugar todos anos para férias.
No Mês de Junho podem vir ao São João, mas se quiserem ficar cá, digo-vos para pensarem em procurar com mais tempo casa, comecei já.



as casas tipicas e que fazem ser a praia ecológica.
os palheirões como lhe chamamos a estas casas.










o último modelo de construção desta praia no lado norte, e dali esta a nascer uma grande quantidade de casas novas, nada baratas.

5 comentários:

Unknown disse...

Adoro a Praia da Tocha. É um local a visitar e óptimo para passar férias. Quando era miuda ia de férias para um palheiro que o meu avô lá tinha. Adorava! Dá uma certa nostalgia lembar esses tempos. Mas para quem não conhece recomendo vivamente que visitem e vão ficar rendidos à sua beleza.

Marco António disse...

Olá, a praia da tocha e zona circundante parece-nos realmene 1 bom local para visitar. Eu e a minha quase noiva pretendiamos passar aí uns dias, na ultima semana de Julho, m tenho procurado locais p ficar e n encontro nada excetuando diarias carissimas. sewrá possivel que nos des alguma dica, para além do parque de campismo. Alguma casa de familia, idosos ou assim? Agradecemos imenso desde ja. Pode contactar p marco.ctt@gmail.com Marco e Rosa

Unknown disse...

Esta é talvez a última praia deste pais que conseguiu preservar alguns palheiros, tão tipicos no norte, únicos e sempre vestidos de negro. Tal deveu-se apenas ao esforço dos proprietários que arriscaram (se orgulham) viver nessas condições, e tentam perservar um património sem qualquer apoio do Municipio. Espero que a arte xávega (pesca de subsistência)nunca acabe nesta terra.Tudo o resto é inigualável.
Único senão: Os palheiros genuinos já tombaram há muito, agoram restam umas "coisas" forradas a madeira. Que saudades do Largo de S. João onde as crianças brincavam à volta dos Palheirinhos!... Este ano ainda vi turistas a tirarem fotografias a um palheiro que está a agonizar à espera que "alguém" lhe dê a machadada final.
O compromisso histórico entre passado e presente não foi sequer estudado ou acautelado no corredor do Poder Local/ arquitectos/engenheiros. A toponimia "Palheiros da Tocha" está irremediavelmente perdida.
Certamente o "nome" Praia da Tocha é mais "elitista"?!...

CPTJ disse...

Adoro a Praia da Tocha porque tenho uns vizinhos maravilhosos sempre prontos para brincar e estão lá quase sempre
Já não os vejo desde Outubro de 2009
Espero vêlos este ano (2010)

Ana Raquel disse...

A Praia da Tocha é a minha praia de eleição desde pequena. Primeiro fazia campismo com os meus pais, agora temos uma casa que fica na 2ª linha de casas em frente ao mar. É um espectáculo de praia, adoro o mercado, os parques infantis para os meus filhos e a ementa do restaurante Panorama!
Ao longo dos anos tem-se verificado uma afluência cada vez maior a esta praia e recomendo-a a quem quer descansar!