Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Video de Surf e um Pedido às pessoas para trazer a IPPAR para a PRAIA da Tocha o quanto Antes


Surfing em 2005,
um vídeo para verem.

Praia da Tocha, está situada na Beira Litoral,no distrito de Coimbra, Concelho de Cantanhede e freguesia da Tocha.
Esta é uma zona para viver com calma e lazer, como para explorar tesouros escondidos em arredores desta praia, tais como: a Lagoa da Bela, A lagoa da Brasa, a Lagoa da Mata, a Quinta da Lagoa Quente, a Lagoa da Fervença, A praia do Palheirão, oferecendo ainda um parque de campismo, campos de diversos jogos com lazer e ar puro e parque de dois Merendas.

Esta praia começou a ser habitada pelo século XIX por pescadores vindo do Norte de Portugal, na procura de novos centros pesqueiros, os colonizados de entrada e, posteriormente, os gandareses juntaram-se-lhes, acabando por se aproximarem das artes.

Desta aldeia piscatória do século XIX, resta hoje na memória alguns palheiros e alguns pescadores e os seus barcos, pois tem vindo a ser alterada, pelo ser humano e pela sua política.

As suas casas, os Palheiros da PRAIA DA Tocha, são construções tradicionais e bem elucidativas da Humanização da Paisagem, com tem um meio natural, agreste e isolado das terras do interior.
Estamos a falar de uma altura que não existia estradas e em que as dunas eram um obstáculo difícil de transpor.

Depois disso, foi feito uma estreita estrada com um lado, mas que dava para passar os carros, muito estreitamente um pelo outro.

Nos anos 1990, fez-se a estrada com duas vias e hoje é uma das infra-estruturas bem acessíveis para quem nos visita.

As casas usavam materiais locais:
o estorno na cobertura ( Substituído mais tarde pela telha caleira)
a madeira de pinho e por vezes com cheiro a resina, que era e é um dos materiais ainda hoje obrigatórios destas obras, nem que seja para revestir, pois a tradição, não pode fugir.
Os palheiros eram assentes em estacaria ( para assim o vento pudesse passar e não os soterrar cheios de areia com os seus ventos fortes)

O óleo preto, era próprio para a madeira de modo a para a proteger e não a estragar, que hoje por não o usarem alguns palheiros estão destruídos como a sua madeira.

Mais tarde foram feitos palheiros com a parte debaixo em pedra e com o adobe que eram materiais mais estáveis e sólidos para o labrador, já a vinda do barco, trouxe a Madeira para o Pescador.
Hoje vimos que alguns Palheiros o seu adobe foi-se embora e foram trocados por blocos na parte de baixo, e a parte de cima revestida em Madeira, como o seu piso para um andar para o outro.


Hoje, com a mudança do nome Palheiros da Tocha para a Praia da Tocha, os políticos tem vindo a abusar da sua sorte e nenhum dos habitantes está satisfeitos com o que se tem feito, nesta praia ao longo dos anos, pois criticam a política, e a quem permite esta barbaridade que é um crime para cultura, como para o Turismo Sustentável, a ainda um atentado para como a natureza.
Hoje vimos alguns palheiros a desaparecer e a trazerem problemas para os que estão a existir como vão ver em fotos que vos vou mostrar.


----


Sendo assim concluí-se que a praia da tocha, está a perder a sua sustentabilidade devido aos políticos desta zona.
Por isso exigimos que os presidentes das CÃMARAS sejam arquitectos de arquitectura Sustentável, ou profissionais de Turismo Sustentável, de modo a não matar mais esta região, como tem vindo a fazer, nestes últimos 20 anos para cá e cada vez mais, até nas suas dunas, com habitações no Norte e que tem sido alvo de fortes críticas, devido a serem obras de betão e que não respeitam o ambiente, mas que são obras que dão muito poder económicos a quem as faz e a quem as autoriza.

Sem comentários: