Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

domingo, 25 de julho de 2010

Fotos e Vídeo da Praia da Tocha na Actualidade, apartir das 17h00




Quero-vos desejar a todos boas férias e uma boa semana e Muito Obrigado pela vossa visita e espero ter-vos por cá mais vezes. Não sei se todos conseguiram obter alojamento, mas espero que sim. Caso contrário escolham ir para a Quinta da Fonte Quente, é sempre uma oportunidade de conhecer um lugar diferente. Vou deixar-vos aqui um blog que divulga essa Quinta e as Fotos desse Hospital Rovisco País. A todos uma Feliz e uma Boa continuação de Boas férias ou de trabalho,
Lénia

Vejam este blog:
http://centrodereabilitacaodatocha.blogspot.com/ a informação sobre a Quinta têm neste blog que estão a ler, aqui neste têm fotos do Lugar e algumas notícias.
Muito Obrigado pela Vossa Atenção,
Lénia

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Algumas notícias sobre a Praia da Tocha e a Expofacic, em fotos E KARATÉ DIA 23, PELAS 09H00







Recomendo-vos a cliclarem nas fotos para lerem estas notícias, ou então comprem esta semana o Jornal da Boa Nova, que eu retirei esta notícias desse jornal.

Amanhã de manhã vai existir treino de KARATÉ, na praia para os mais jovens, se quiserem compareçam.

Uma construção que eu mesma já crítiquei neste blog

Construção incómoda na Praia da Tocha
Julho 9, 2010 in Sociedade



O desassossego atracou na Praia da Tocha. A construção de um estabelecimento no areal, junto à marginal, não agrada aos moradores, que já fizeram chegar um abaixo -assinado à Câmara Municipal de Cantanhede. Apesar da obra ser legal, a polémica está instalada.


As obras começaram, segundo um dos moradores, em Maio passado, o que apanhou todos de surpresa. É certo que o POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira) prevê para a Praia da Tocha a construção de vários equipamentos de apoio. Mas, quem tem casa à beira-mar nunca esperou que ali – onde se ergue agora uma vasta área de obras – surgisse mais um.

À localização, na zona Norte da Praia e onde já estão três apoios de praia, soma-se a dimensão da infra-estrutura como razões invocadas pelos moradores para o seu descontentamento, que exprimiram em abaixo-assinado. Ao todo, são setenta os subscritores do documento, enviado ao executivo camarário e ao Presidente da Assembleia Municipal. Aliás, os queixosos marcaram presença numa reunião pública da Câmara Municipal, tendo apelado “à ponderação e ao bom sendo na hora de apreciar a actividade a licenciar bem como o respectivo horário de funcionamento”.

Tendo o projecto obedecido a todos os trâmites legais, sob alçada da Administração Regional Hidrográfica do Centro, e não tendo os habitantes actuado em tempo útil (alegam que nem se aperceberam da publicação dos editais), resta-lhes agora esperar que dali, depois da obra pronta e da casa a funcionar, venham males menores.

O que vai abrir?

O processo de licenciamento de construção, que deu entrada no município, diz respeito a um estabelecimento de restauração e de bebidas, mas os habitantes da Praia temem que ali venha a funcionar uma discoteca. “Os tremoços não se vendem na Igreja, vendem-se à porta”, sentencia Miguel Jerónimo, proprietário de casa junto à obra e um dos subscritores do documento.

“Ou seja, as discotecas devem ficar fora de portas, não aqui, no âmago da vila”. Desalentados e preocupados, os habitantes contam que a Praia tem vindo a perder a tranquilidade, que era um dos maiores atractivos da localidade, e, consequentemente, visitantes.

Manuel Amaro, com casa em frente ao mar, também assinou o documento. Diz que compreende ambos os lados – emp-resários e moradores – mas que se criou um problema que será de difícil solução. “Nem eles nem nós… ninguém terá sossego!”, prevê.

O estabelecimento funcionará, à partida, com o mesmo horário de outros nas imediações. Logo, apontam-se as seis da manhã como o horário de fecho previsível. Ora, numa rua de casas contíguas, onde muitas são palheiros restaurados, a garantia de pouco barulho será mínima, na perspectiva de quem ali mora. Os habitantes dizem temer o barulho que haverá, também, fora de portas, bem como outras consequências, fruto do funcionamento de um estabelecimento junto a residências.

“É uma dor de alma”

“Isto para nós é uma dor de alma, estão a tirar à Praia a sua personalidade”, lamenta-se Miguel Jerónimo, para quem a Tocha tem vindo a descaracterizar-se. Também Manuel Amaro confirmou ao AuriNegra que há queixas de que o negócio de arrendamento piora a cada ano, uma vez que a tranquilidade e o sossego diminuem a cada Verão.

João Moura, Presidente da Câmara de Cantanhede, garante que não será por haver um novo estabelecimento que vai acabar o sossego, defendendo que a lei deve ser igual para todos: “Não estamos perante nenhuma ilegalidade, a construção respeita integralmente o que está previsto para aquele ponto de apoio de praia. Na Praia há 18 estabelecimentos de restauração, este não pode ser nem mais nem menos do que os outros”.

O autarca assumiu ainda, na Assembleia Municipal do passado dia 29 de Junho, que “se tentará enquadrar a vinda deste estabelecimento dentro de um horário que agrade a todos”, e deixou a garantia de que o espaço não será uma discoteca, já que para isso não existe licença.

Um mamarracho no horizonte

Os moradores é que não se conformam. Sofrem por antecipação quanto à abertura da casa, bem como pelo passado, já que entendem que a autarquia podia ter chamado a si a exploração daquele local, evitando a vinda de privados. João Moura assim não considera, tendo esclarecido que a autarquia não teve interesse nisso, e que a isso não era obrigada.

Mas sofrem ainda, os moradores, por outro motivo: a Praia foi distinguida pela Bandeira Azul, galardão que impõe a inexistência de obras junto à Praia. Por isso, com as obras paradas, ergue-se agora, frente ao mar, um enorme taipal, que protege cerca de 300 metros quadrados de ferros e estruturas. No horizonte não se vislumbra agora o mar nem o areal mas sim um “mamarracho”, como lhe chamam os queixosos. E será assim durante toda a época balnear.

O AuriNegra tentou obter esclarecimentos junto da empresa promotora da construção do equipamento em causa, mas nenhum dos seus responsáveis se mostrou disponível para prestar esclarecimentos ao nosso Jornal.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Biblioteca de Praia da Tocha recebe veraneantes até 12 de setembro

Biblioteca de Praia da Tocha recebe veraneantes até 12 de setembro
Escrito por IC
14-Jul-2010

Aqui é possível aproveitar o serviço de leitura, consulta de jornais, internet e audiovisuais, proporcionando a quem frequenta a Praia da Tocha o contacto diário com os meios de comunicação e disponibilizando produtos culturais em diferentes tipos de suporte.

Os utentes da Praia da Tocha encontram nesta Biblioteca de Praia uma variada oferta cultural. O equipamento funciona num novo imóvel, construído no areal expressamente para esse efeito, dotado de condições para assegurar as funções para que está vocacionada.

Com uma arquitetura moderna e funcional, a biblioteca está aberta até 12 de setembro, todos os dias, das 10H00 às 19H30, funcionando ainda como apoio de praia para todos os veraneantes, nomeadamente ao nível de instalações sanitárias.

Nas estantes do interior do novo edifício de madeira existe um significativo acervo bibliográfico, constituído sobretudo por obras de ficção e várias colecções de literatura infantil e juvenil, que podem ser requisitadas pelo prazo máximo de 15 dias.

Para consulta no local, estão disponíveis os jornais diários e diversas revistas periódicas, bem como equipamentos áudio e vídeo e dois computadores com ligação à internet, cuja utilização, limitada a períodos de trinta minutos, está sujeita a marcação prévia.

Como apoio do serviço de leitura local, existe no exterior uma esplanada com cadeiras e mesas que permitem a acomodação de quinze pessoas sentadas.

Além do fomento da leitura durante o período de verão e de facultar a consulta dos órgãos de comunicação social e das tecnologias de informação, esta extensão da Biblioteca Municipal desenvolve pequenos ateliês de expressão plástica apropriados para crianças.

Antigo posto de turismo convertido em montra de artesanato

Por outro lado, funcionam aí também, pela primeira vez, os serviços de turismo do Município de Cantanhede. Foi uma decisão tomada pelo executivo camarário para facilitar o acesso dos utentes da praia a informações úteis nesse e noutros domínios.

Enquanto isso, o antigo palheiro que durante muitos anos serviu de posto de turismo é agora um espaço cultural dedicado a mostras de artesanato, onde diariamente vários artesãos estão a produzir diferentes tipos de artefactos e produtos tradicionais.

Mas a biblioteca é apenas uma das vertentes da intervenção cultural que a Câmara Municipal de Cantanhede promove na Praia da Tocha durante a época balnear em curso. A estância balnear do concelho de Cantanhede está a ser mais uma vez palco de um programa de animação cultural, que inclui a realização de espetáculos de música, folclore, fados, teatro de rua e exposições patentes ao público no antigo posto de turismo e na sede da Associação de Moradores da Praia da Tocha.

Oferta turística abrange também prática desportiva

Já no que se refere à área desportiva, no areal existe um campo de jogos com condições ideais para a prática de diversos desportos de verão, nomeadamente beach volley e futebol de praia, uns organizados em campeonatos, outros simplesmente para ajudar a preencher de forma mais animada as férias.

Na promoção das iniciativas culturais e desportivas a Câmara Municipal conta mais uma vez com o apoio de diversas entidades locais, como a Associação de Moradores da Praia da Tocha, a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Praia da Tocha, Centro de Saúde de Cantanhede e Clube de Voleibol da Tocha.

É de salientar ainda que a Praia da Tocha tem sido todos os anos distinguida com a Bandeira Azul, galardão que confere o reconhecimento aos seus padrões de qualidade balnear.

Nesta antiga aldeia de pescadores da freguesia da Tocha, no concelho de Cantanhede, é possível encontrar ainda vestígios dos antigos palheiros, utilizados em tempos pelos pescadores para guardar o material utilizado na faina diária dos meses de verão.

sábado, 17 de julho de 2010

Bem hoje deixo aqui os dados da Marés até dia 21.07

Data: 2010-07-17 Porto: Figueira da Foz
Hora Legal de Verão (UTC +1) Altura(m)
Sex, 2010-07-16 19:23 3.40 Preia-mar
Sab, 2010-07-17 01:32 0.60 Baixa-mar
Sab, 2010-07-17 07:53 3.08 Preia-mar
Sab, 2010-07-17 13:47 0.79 Baixa-mar
Sab, 2010-07-17 20:16 3.18 Preia-mar
Dom, 2010-07-18 02:26
11:11 0.81 Baixa-mar
Dom, 2010-07-18 08:49 2.91 Preia-mar
Dom, 2010-07-18 14:47 0.97 Baixa-mar
Dom, 2010-07-18 21:16 2.94 Preia-mar
Seg, 2010-07-19 03:28 1.02 Baixa-mar
Seg, 2010-07-19 09:54 2.76 Preia-mar
Seg, 2010-07-19 15:58 1.13 Baixa-mar
Seg, 2010-07-19 22:26 2.73 Preia-mar
Ter, 2010-07-20 04:41 1.16 Baixa-mar
Ter, 2010-07-20 11:08 2.70 Preia-mar
Ter, 2010-07-20 17:22 1.20 Baixa-mar
Ter, 2010-07-20 23:46 2.63 Preia-mar
Qua, 2010-07-21 05:58 1.20 Baixa-mar
Data no Servidor de Dados: 2010-07-17 18:36 +0100

Da Figueira da Foz para a Praia da Tocha, pode existir diferença de meia-hora nos horários, mas as alturas, são quase as mesmas, por isso tomem cuidado e boas férias.
Eu vou esta semana que está a chegar até aí, o mais certo é estar pela Quarta-Feira por aí, pela zona.
Mas espero que os que aqui aparecem que estejam sempre seguros e estejam atentos e aproveitem bem as férias na minha zona, que adoro.

Muito Obrigado pela vossa confiança e pela vossa visita,
Lénia

Vou deixar-vos ao lado do blog, o site das marés, para irem consultar e para aproveitarem sempre bem as férias.

sábado, 10 de julho de 2010

Preia-Mar e Baixa-Mar e um Aviso aos Turistas e Desportistas que adoram correr ou caminhar


horas preia-mar altura preia-mar horas preia-mar altura
Hoje 02:40 3.28 m 15:04 3.57 m
Amanhã03:33 3.45 m 15:54 3.77 m
Seg. 04:23 3.61 m 16:43 3.93 m
Ter. 05:12 3.72 m 17:31 4.03 m
Qua. 05:58 3.76 m - - - - - -


baixa-mar altura baixa-mar horas baixa-mar altura baixa-mar
08:29 0.90 m 21:04 0.75 m
09:18 0.73 m 21:52 0.56 m
10:06 0.60 m 22:39 0.41 m
10:52 0.51 m 23:25 0.35 m

Estou a ver este horário que refere a Lisboa, e acredito que cá é um hora depois, pelo menos como eu via antes, quando o meu avô era pescador e tinha o livro das Marés e oferecia-me.
Espero que fiquem com uma ideia, pelas alturas destas marés, ou está Lua Cheia ou Lua Nova, porque quando existem estas luas, as alturas das marés são elevadas e existem no inverno as Marés Vivas, e quando são as Luas de Quarto Minguante e Crescente, as Marés na Preia-Mar é de 2.30 ou 2.50 e nas Baixas-Marés, é de 1.20, 1.10, mas nunca desci de 1 metro como vimos agora quando está Lua Nova e Lua Cheia.

Isto é para vocês ficarem a perceber melhor as Marés, afinal de contas, muitas vezes quando as pessoas vivem no distrito de Lisboa, e no Porto e vão correr perto do Mar e está Lua Nova ou Lua Cheia, já vi que foram levadas pelas Marés, e eu no meu blog Turista-Evasões alertei para terem atenção às Marés.
Hoje alerto-vos aqui também, pois acho importante saberem, até porque gosto de vos receber, gosto de vos ver pela minha zona e gosto também de saber que correu tudo bem.

Por isso tenham em conta, quando fazem férias, olhem para as Luas que existem, é um factor essencial, se gostam de ver o mar mau é mais nesta altura, e acabam também por ver o mar muito baixo, se gostam mais do meio termo, é nas Luas de Quartos Crescente e Minguante.

Lembrem-se a vida só dura uma vez na vida, a sorte pode por vezes ajudar e Deus e a nossa fé nele, mas tenham atenção às luas quando vão correr junto à costa, na vossa zona, porque por vezes é esta falta de conhecimento que os azares acontecem, e perdem-se vidas.

Espero que estejam a gostar e estejam a ter umas boas férias.
Eu vou esta semana para a minha zona, pois ainda estou longe de casa, mas daqui a dois dias já aí estarei.

Façam Boa Viagem e Boas Férias e muito Obrigado pela vossa Visita e Atenção,
Lénia