Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

sábado, 10 de julho de 2010

Preia-Mar e Baixa-Mar e um Aviso aos Turistas e Desportistas que adoram correr ou caminhar


horas preia-mar altura preia-mar horas preia-mar altura
Hoje 02:40 3.28 m 15:04 3.57 m
Amanhã03:33 3.45 m 15:54 3.77 m
Seg. 04:23 3.61 m 16:43 3.93 m
Ter. 05:12 3.72 m 17:31 4.03 m
Qua. 05:58 3.76 m - - - - - -


baixa-mar altura baixa-mar horas baixa-mar altura baixa-mar
08:29 0.90 m 21:04 0.75 m
09:18 0.73 m 21:52 0.56 m
10:06 0.60 m 22:39 0.41 m
10:52 0.51 m 23:25 0.35 m

Estou a ver este horário que refere a Lisboa, e acredito que cá é um hora depois, pelo menos como eu via antes, quando o meu avô era pescador e tinha o livro das Marés e oferecia-me.
Espero que fiquem com uma ideia, pelas alturas destas marés, ou está Lua Cheia ou Lua Nova, porque quando existem estas luas, as alturas das marés são elevadas e existem no inverno as Marés Vivas, e quando são as Luas de Quarto Minguante e Crescente, as Marés na Preia-Mar é de 2.30 ou 2.50 e nas Baixas-Marés, é de 1.20, 1.10, mas nunca desci de 1 metro como vimos agora quando está Lua Nova e Lua Cheia.

Isto é para vocês ficarem a perceber melhor as Marés, afinal de contas, muitas vezes quando as pessoas vivem no distrito de Lisboa, e no Porto e vão correr perto do Mar e está Lua Nova ou Lua Cheia, já vi que foram levadas pelas Marés, e eu no meu blog Turista-Evasões alertei para terem atenção às Marés.
Hoje alerto-vos aqui também, pois acho importante saberem, até porque gosto de vos receber, gosto de vos ver pela minha zona e gosto também de saber que correu tudo bem.

Por isso tenham em conta, quando fazem férias, olhem para as Luas que existem, é um factor essencial, se gostam de ver o mar mau é mais nesta altura, e acabam também por ver o mar muito baixo, se gostam mais do meio termo, é nas Luas de Quartos Crescente e Minguante.

Lembrem-se a vida só dura uma vez na vida, a sorte pode por vezes ajudar e Deus e a nossa fé nele, mas tenham atenção às luas quando vão correr junto à costa, na vossa zona, porque por vezes é esta falta de conhecimento que os azares acontecem, e perdem-se vidas.

Espero que estejam a gostar e estejam a ter umas boas férias.
Eu vou esta semana para a minha zona, pois ainda estou longe de casa, mas daqui a dois dias já aí estarei.

Façam Boa Viagem e Boas Férias e muito Obrigado pela vossa Visita e Atenção,
Lénia

Sem comentários: