Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

terça-feira, 12 de maio de 2009

Video Sobre a Praia da Tocha, visto de Cima

Spring Break Festival invade Praia da Tocha- Um dos eventos que já se realizou

Spring Break Festival invade Praia da Tocha

Escrito por Cátia Figueiredo

26-Mar-2008

Desportos radicais, workhops, massagens, música e a praia como cenário de fundo. São estes alguns dos atractivos que desde ontem têm trazido alguns milhares de jovens à Praia da Tocha. O motivo é o Spring Break Festival '08. A festa dura até ao próximo sábado e conta com a presença de diversas personalidades da música e da moda nacionais, entre outros profissionais de diferentes áreas.

São as noites que mais prometem fazer as delícias do público, mas o cartaz do Spring Break Festival'08 garante animação para todos os gostos, espalhada por diferentes horários. O Festival arrancou ontem, na Praia da Tocha. Até ao próximo sábado, dia 29, o público vai poder experimentar desde desportos radicais a massagens shiatsu em frente ao mar.

O palco de toda a animação nocturna é uma tenda gigante montada junto ao Parque de Campismo. As principais festas do cartaz prometem a presença de Dj's, artistas e figuras públicas a assegurarem a animação. Confirmados para as noites do festival estão os Fonzie, Dj Miguel Rendeiro, Dj Overule, Virgul (dos Da Weasel), Demo (dos Expensive Soul) e Fernando Alvim.

No público estão jovens a partir dos 16 anos. Durante cinco dias vão poder fazer workhops, participar em torneios, ou simplesmente ouvir música com a praia como cenário de fundo.

Já que de festas falamos, e num período em que milhares de estudantes regressam de viagens de finalistas de zonas como Lloret de Mar, Salou e Maiorca, o público da Praia da Tocha vai celebrar a festa "Remember Lloret".

Aquele que a organização promete ser o maior evento de sempre do género encerra o cartaz do Spring Break Festival '08, traduzido à letra, o Festival das Férias da Primavera de 2008.

Esperados 2 500 jovens

"A Praia da Tocha é ainda hoje uma aldeia pitoresca, calma e tranquila, com um areal dourado onde, a par dos corpos bronzeados dos banhistas, se estendem as redes e os barcos típicos, enquanto os pescadores aguardam que o tempo permita a saída para o mar", dá conta a organização. Motivos mais que suficientes para atrair os cerca de 2 500 jovens que são esperados no festival desta semana.

O próprio parque de campismo onde o público fica alojado está preparado para receber três mil pessoas. O alojamento oferece casas de banho, uma zona para churrasqueira, balneários, lavandarias, uma zona de lavagem de automóveis e caravanas. O espaço dispõe também de pagamentos por Multibanco, uma caixa de ATM no interior do parque, um posto de correios e telefone público.

O Spring Break Festival'08 é uma organização da empresa Total Fun Entertainment. O festival tem ainda como parceiros principais a Antena 3 (a rádio oficial) e a SIC Radical, contando com o apoio do Município de Cantanhede, entre outras entidades.

Os preços da primeira fase de inscrições oscilavam entre os 55 euros (individuais) e os 45 euros (grupos com mais de 20 pessoas), acrescidos depois disso em cinco euros.

O festival conta com segurança e vigilância 24 horas no parque de campismo, zonas das actividades e reforçada na área da noite. Já o apoio médico é assegurado por uma equipa dos bombeiros voluntários.

Praia é palco de festas, aulas de fitness e dança

Porque se trata de um festival junto à praia não podiam faltar actividades que aproveitassem o potencial do mar e do areal. "A praia da Tocha é uma das mais conhecidas na costa portuguesa. Areias finas douradas com uma extensão de centenas de metros, banhadas por águas azuis perfazem o cenário ideal para as actividades que preparámos" promete a organização.

A praia vai ser o cenário da Sunset Beach Party. Ouvir música e dançar de pés descalços na areia ao sabor de uma caipirinha é a proposta. Porque a festa começa durante a tarde e continua até ao pôr-do-sol, há um "beach spa", com massagens shiatsu de frente para o mar.

As potencialidades da praia vão para além das festas. Os amantes do Fitness têm direito a aulas de Body Balance, Body Combat, Spinning, Power Step com alguns dos melhores instrutores nacionais. Já no que diz respeito a danças, há ainda aulas de Hip-hop, Dance Fusion, Ragga, Urban Strip e Latina.

É no espaço Arena que a organização promete algumas das maiores surpresas. Com o mote "a imaginação é o limite", são esperadas lutas de almofadas, corridas de sacos de batatas, aulas de acrobática, capoeira, entre outras diversões que a organização não adianta para já e que estão abertas às sugestões do próprio público.

Desportos para todos os gostos

O cartaz do festival não esqueceu os fanáticos pelo desporto. Os Torneios são um dos pontos fortes das actividades de praia com encontros de futebol de praia, volei de praia e touch rugby, disputados por equipas de todo o país.

Já os mais aventureiros vão poder fazer-se ao mar. Há aulas, cursos e acompanhamento ministrado por profissionais do surf e do bodyboard.

O leque dos desportos aquáticos é completado por motos de água e mergulho. Ainda dentro de água, mas na lagoa, há canoagem e water-volley.

Porque desportos radicais podem ser praticados dentro ou fora de água, o Spring Break Festival conta ainda com slide, rappel, escalada, paintball e moto4.

Os mais resistentes podem também guardar as suas energias para uma prova de Orientação, para os torneios de Street Basket ou para as aulas de hip-hop e breakdance. Os amantes dos desportos motorizados têm direito a uma sessão de Slot Cars

No parque de Insufláveis há "várias opções para uma tarde bem passada", lembra a organização. Já para os defensores do equilíbrio entre corpo e mente "preparámos algumas sessões de Yoga, Meditação e um espaço permanente de massagens, o SPA do Spring Break, nada melhor que uma massagem de relaxamento depois de dias cheios de actividades."

Workhops da moda ao DJ'ing

Para além de diversão e relaxamento, o Spring Break Festival conta workhops dedicados a diferentes temáticas. É a "oportunidade de aprender com alguns dos melhores profissionais da especialidade", garante a organização.

A oferta é diversificada. "Gelo pelo ar, pirâmides com copos, preparar um cocktail" e dois dos melhores profissionais do país vão ensinar a arte do free style cockstails.

Festa que é festa tem que ter música. Os curiosos pelo trabalho dos Dj's vão poder aprender um pouco mais sobre esta arte e os melhores serão convidados para fazer um curto set aos comandos do som de uma das festas.

Porque o relaxamento é um dos cuidados do cartaz, está agendado um workhop de massagens. Profissionais credenciados mostram onde são os pontos de energia e como trabalham as diferentes terapias.

A listagem dos workshops dedica ainda espaço à culinária, com Fernando Alvim a revelar alguns dos seus truques caseiros.

Já os mais preocupados com a imagem vão poder fazer o workshop "estás na moda?" Das cores, às épocas do ano os frequentadores vão poder saber o que devem e não devem usar em diferentes situações, não descurando também a maquilhagem e os cabelos.

A moda é mesmo outra das grandes apostas do festival. Os conhecidos manequins Mónica e Rubim vão ser os formadores do curso de moda com vertente passarelle, make-up e dicas sobre apresentação. O workhop termina com um desfile-concurso à noite, com a eleição da Miss e do Mister SpringBreak '08.

Centro Museológico da Gândara mais próximo da realidade

Centro Museológico da Gândara mais próximo da realidade

Escrito por Independente de Cantanhede

01-Abr-2009
Do pescador ao ourives, passando pelo agricultor e pelo padeiro, todos os ofícios que, durante eras, caracterizaram a região da Gândara, vão ter espaço de memória. No último sábado, 28 de março, foi assinado um acordo tripartido entre a Câmara Municipal de Cantanhede, a Junta de Freguesia da Tocha e a Confraria Gastronómica da Gândara “Aromas e Sabores Gandareses” para a criação do futuro Centro Museológico da Gândara, concretizando um sonho antigo da confraria.

O protocolo foi oficializado no decurso da 4.º capítulo da Confraria Gastronómica da Gândara, simultaneamente 1.º Encontro da Malta Amiga dos Palheiros, onde participaram cerca de 350 pessoas, muitas das quais não se viam há dezenas de anos.

“Trata-se de um sonho que remonta a 1994”, referiu, na cerimónia, José Tereso, membro da Confraria e um dos principais impulsionadores do projeto.

O terreno onde se irá instalar o museu - um espaço próximo do centro da Tocha - já está garantido. As expectativas de José Tereso são de que se venha a estender por muitos polos pela região, nomeadamente Praia de Mira, Cadima, Praia da Tocha, entre outros.

À assinatura do protocolo seguiu-se a cerimónia de entronização de novos confrades, 20, entre honorários e entronizados.

Houve ainda espaço para uma homenagem ao padeiro Júlio Cardoso, aos taberneiros Francisco Maria de Andrade e António Raposeiro, ao regedor Higídio Timóteo, ao arrais Manuel Cheiroso, arraias, e a alguns guardas florestais.

O encontro terminou com um almoço tipicamente gandarês, onde ocuparam lugar de destaque, como não podia deixar de ser, as batatas assadas na Praia da Tocha, e as sardinhas na telha.

domingo, 10 de maio de 2009

Algumas notícias deste destino maravilhoso

Competição entre irmãos numa manhã abrasadora
por

paula carmo

13 Agosto 2005


Quando se começa de muito nova a querer ser piloto da força aérea o caso pode vir a ser sério, mas ontem, na Praia da Tocha, a jovem Ester quis fazer a homenagem aos seus 14 gatos. A irmã mais nova, faz justiça à sua destreza na linguagem quer ser actriz mas rende-se à cultura egípcia. Enquanto se faz o confronto entre irmãs no escalão dos mais velhos, também na outra competição os irmãos Dias, entram numa renhida prova.

Não é para menos. O pateta e o rato Mickey convencem o júri - o escultor Caramujo, os arquitectos José Paixão e Pedro Alves - e leva o André e o Diogo Dias aos dois primeiros lugares desta categoria, primeiro e segundo, respectivamente.

Antes do pontapé de saída, todos estão em fila, prontos para a prova. A bandeira da praia está vermelha e um mar de gente ciranda à volta do recinto do concurso. "Atenção, meninos, vamos começar". A praia da Tocha é de uma areia fina, que pica e se cola à pele com o calor abrasador, muito. A praia da Tocha foi a escolhida para ser palco da final nacional no dia 4 de Setembro. Ali há dunas extensas, pinhais próximos da praia, um lugar ideal para um turismo calmo. Casas cuja arquitectura lembra os palheiros tradicionais dos pescadores e que completam a imagem pitoresca desta zona do litoral centro.

No meio da azáfama da pequenada, com uma âncora azul, uma pá cor-de-rosa, um peixe amarelo, um cavalo marinho verde, Nuno Miguel Monteiro, de oito anos, natural da Guarda, faz-se à aventura. Constrói castelos a perder de vista naquele pequeno quadrado de areia molhada. E ainda vai construir uma ponte entre aquela profusão de castelos. Também Élodie Silva, de sete anos, idealiza o seu castelo preferido, sem conseguir - mesmo num francês doce - explicar porque escolhe aquela simples escultura.








Praia da Tocha vira ~ palco de sonhos infantis
por

paula carmo

05 Setembro 2005


Naquele reino, num dia quente de Verão, Francisco José Romão Salis Gomes, de entre 27 animados meninos, chega ao topo da edição deste ano da grande final das Construções na Areia. O mais famoso livro de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, serve-lhe de inspiração e na Praia da Tocha (Cantanhede), este jovem figueirense que vive em Lisboa arrebata o PC Pentium 4 com webcam, entregue pelo administrador do grupo Lusomundo Serviços, José Marquitos.

Pela terceira vez (e última), o jovem Salis de 14 anos faz da Alice a realização dos seus objectivos para chegar ao pódio. A irmã mais velha de Francisco, a estudar no segundo ano de pintura, não cabia em si de contente "Ele é muito empenhado, fez muita pesquisa para estar ao nível dos outros", conta Carolina Salis.

Começa cedo a azáfama. Com as mascotes do município de Cantanhede, o Ivo e a Iva, a dar as boas- -vindas aos participantes da prova-rainha deste evento, todos se alinham nas quadrículas de quatro metros para dar início ao concurso. São todos os finalistas, os primeiros classificados do escalão B (entre os 11 e os 14 anos) que venceram cada uma das provas ao longo do concurso, num total de 27 concorrentes. Uma hora para realizar a prova e eis que talochas, pás, baldes, espátulas, vassouras em miniatura e muita dedicação se estendem pelo areal enfarelado.

Para Tiago Joel Costa Lopes o dia de ontem é para recordar, pois sente alguma pena por deixar a competição aos 14 anos. Este avançado de futebol, benfiquista de paixão, chega à final com um vendedor de peixe que esculpiu na eliminatória da Praia do Furadouro e, em jeito de despedida, molda, agora, o pescador em descanso. O jovem natural de Ovar arrebata o segundo lugar que lhe dá direito a um computador portátil. "Sou capaz de seguir artes mas gostava de participar mais vezes...", diz em tom de lamento.

Em terceiro lugar, surge a Marília Lima Freixo, com o "bom samaritano", uma adaptação de um quadro de Vincent Van Gogh. Aos 13 anos, natural de Viana do Castelo, pela terceira vez na final, explica a temática escolhida "Gosto dos quadros dele. Já é tradição de família participar, do lado materno. Experimentei e gostei e agora é todos os anos". Já no Largo da Fonte de S. João, onde se distribuíram os prémios, Marília recebe o telemóvel pela medalha de bronze.

Mas eis que surgem as "mãos dadas" de Catarina Cavaco Pereira. Com 13 anos, natural de Beja, não abdica do seu treinador pessoal, o pai. Fala da sua escultura com grande empenho, deixando ver o seu aparelho ortodôntico "Quero aqui representar a Paz e a Amizade". A concorrente que vem da Praia de Altura é uma veterana, tendo o ano passado sido a vencedora absoluta deste evento. Desta vez leva como recordação uma aparelhagem de som e muitas histórias divertidas da saudável luta que se estabelece neste concurso. Ao seu lado, Bárbara Taraio, de 12 anos, faz o gosto às areias adormecidas da Tocha para mostrar um Cristo. É natural da Foz do Arelho e desde os 6 anos que entra nesta competição.

Chega de Viana do Castelo o concorrente que fica em sexto lugar. Pela segunda vez na final, o jovem de 13 anos molda o Astérix e Obélix, seus ídolos de banda desenhada. Queixa-se da textura da areia a que confessa não estar habituado. Passa a maior parte do tempo na natação e leva para casa um leitor de mp3.

Logo a seguir, Filipa Carrasquinho, natural da Meia Praia, com o "cavalo solidário", trabalho que lhe vale uma bicicleta. Explica porquê "este é um bom animal para ajudar as crianças deficientes". Para esta ex-praticante de patinagem artística, actividade que teve de deixar por causa dos horários escolares, o mais importante é participar.

Por fim, em oitavo lugar, surge a finalista estreante Margarida Rocha, 13 anos, natural de Viana do Castelo. Desenha uma estatueta africana, "parecida àquela que o meu pai comprou numa feira".

Sobre esta competição infantil, o administrador José Marquitos é peremptório "O DN deve orgulhar-se desta manifestação cultural fantástica. Manter, expandir e aprofundar esta tradição com uma marca com tantos anos de história é dever do DN".



Centro desportivo dinamiza vila da Tocha
por

Paula Carmo

17 Fevereiro 2007


A vila da Tocha inaugura hoje o moderno Centro Desportivo, com destaque para a valência de balneoterapia aberta a toda a população, um equipamento totalmente pago pela Câmara de Cantanhede. Longe vão os tempos em que o actual presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Júlio de Oliveira, defendia a emancipação deste território, com 78 quilómetros quadrados, face a Cantanhede.

"A matriz da Europa das regiões é o municipalismo, mas o mais importante nos últimos anos é o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços. Todos os que querem viver na freguesia da Tocha têm trabalho e essa é a melhor conquista para termos qualidade de vida", assevera Júlio de Oliveira, que é autarca desde 1984.

O Centro Desportivo da Tocha, uma obra orçada em 3,5 milhões de euros, é inaugurado pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias.

Para o presidente da junta, a concretização deste centro "é, acima de tudo, a humanização do parque industrial". De facto, ao lado de duas grandes empresas, e encaixilhado pelos pinheiros da mata da Tocha, surgem um campo de relva natural (de dimensões oficiais para competições internacionais), bancada coberta para mil espectadores e um campo secundário de relva artificial. Balneários, vestiários, gabinetes técnicos, posto médico, sala de massagens e fisioterapia completam este conjunto para a prática do desporto.

Autarca pensa nas crianças

Dos sete mil habitantes da Tocha, o presidente da junta está a pensar primeiro nas 230 crianças que todos os dias praticam desporto e que "já mereciam esta qualidade". Mas este complexo, afiança, "estará também aberto aos jovens das freguesias vizinhas, tais como Sanguinheira (Cantanhede), Arazede (Montemor-o-Velho) e Ferreira-a-Nova (Figueira da Foz)".

Mas há outra razão forte para este investimento: "Com a construção de um hotel na praia da Tocha, que terá a assinatura do arquitecto Souto Moura, temos condições excepcionais para receber mais turistas que gostam de aliar a praia à prática desportiva", acrescenta Júlio de Oliveira, que pretende, no próximo mandato, construir ali uma piscina.

A praia da Tocha, situada a escassos oito quilómetros da vila, tem um circuito de cicloturismo, muito utilizado pelos veraneantes. Em breve surgirá outro circuito, anunciou o autarca ao DN, ficando o mais antigo para uso exclusivo de peões.

Numa freguesia, conhecida pela excelência do Centro de Reabilitação Rovisco Pais e outros equipamentos que dão resposta desde a infância à terceira idade, aguarda-se a conclusão da A17 (auto-estrada que ligará Marinha Grande a Aveiro), que terá um nó a escassos três quilómetros da Tocha. "Uma terra com esta qualidade de vida é uma terra de futuro", conclui o autarca. -- QUE HOJE EM 2009, JÁ EXISTE, E ESTÁ EXCELENTE





Construções na Areia voltam com novas iniciativas
por

luciana leitão04 Agosto 2005


Santa Cruz e Alagoa/Altura recebem amanhã a 53.ª edição das Construções na Areia. A novidade deste ano é o ateliê que se realizará nas praias, antes do concurso, e que será ministrado por jovens ex--participantes. O objectivo é auxiliar não só os concorrentes, mas também ensinar meros curiosos.

As equipas comparecem nas praias logo às 08.00 e, a partir do momento em que chegam as crianças, começam as aulas. A ideia foi dar aos ex-participantes com mais de 14 anos - e que, por isso, já não podem concorrer - a "oportunidade de ensinar os outros", disse Emília Cabrita, directora de Marketing do DN. "Pensamos em concorrentes que se destacaram e fizemos o contacto", acrescentou. Assim, Leonor Duval, Máximo Paulo e Emanuel Rego são alguns dos ex-concorrentes que responderam ao apelo.

O concurso existe desde 1952 e destina-se a crianças dos seis aos 14 anos. Os participantes têm total liberdade criativa, podendo usar, além da areia, conchas, plantas, algas marinhas, seixos e instrumentos próprios para esculpir.

Durante o mês de Julho, os monitores foram aos locais onde vai decorrer o concurso e deixaram livros de inscrições nos respectivos postos de turismo. As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 concorrentes por praia (30 de cada escalão).

De amanhã, dia 5, a 4 de Setembro, duas equipas de organizadores vão estar em várias praias do País - Areia Branca, Nazaré, ilha de Tavira e Armação de Pêra são algumas das contempladas - para fazer as delícias dos mais novos. Uma das equipas vai percorrer as praias do Centro e a outra vai estar, na mesma altura, no Sul.

Rodrigo Barroso é professor de Educação Física, tem 26 anos e é um dos monitores. "Já colaboro com as Construções na Areia há oito anos e é sempre uma experiência engraçada", disse. O papel do monitor é ajudar as crianças, organizar os jogos de corrida de sacas e tracção à corda - que vão decorrer paralelamente às esculturas de areia -, distribuir publicidade e entregar os prémios.

Mas este ano há ainda outra novidade "além do concurso, vamos também entregar folhetos a incentivar a poupança de água e alertando para o problema da escassez", fez questão de salientar o monitor. "Gosto muito de colaborar nas Construções, somos todos amigos, já nos conheciamos antes, e gosto de assistir ao crescimento dos miúdos."

Muitas das crianças que participam no evento "gostam tanto que voltam a concorrer", e "tornam-se amigas". Além disso, "há pais que participaram e acabaram por trazer os filhos". Rodrigo Barroso refere mesmo o caso de uma família de Vila Praia de Âncora que participa sempre "o pai concorreu há muitos anos e os três filhos seguiram-lhe as pisadas."

O concurso dura 50 minutos para os participantes da categoria A (6-10 anos) e 60 para os concorrentes da categoria B (11-14).

No escalão A, os dois primeiros classificados recebem um telemóvel (1.º lugar) e uma webcam (2.º). Na categoria B, o 1.º lugar recebe uma máquina fotográfica digital e o 2.º classificado recebe um telemóvel. Em ambas as categorias é atribuída uma menção honrosa aos terceiros classificados e um livro e DVD.

Na grande final que decorrerá a 4 de Setembro na Tocha - disputada pelos primeiros classificados da categoria B de cada praia - os oito primeiros lugares receberão um PC pentium (1.º), um PC portátil (2.º), telemóvel (3.º), aparelhagem de som (4.º), gravador de DVD (5.º), leitor de MP-3 (6.º), bicicleta (7.º), microgravador W-10 (8.º).

A 53.ª edição das Construções na Areia (uma das mais antigas iniciativas do DN) tem o patrocínio oficial do Canal Panda e contará também com o apoio da Mitsubishi Motors, TSF, Fiesa 2005 e BP, além das várias autarquias. Para mais detalhes sobre a inicioativa poderá consultar o site http//dn.sapo.pt/ construcoes_na_areia/



Regresso às fantasias de infância
por

P. C.05 Setembro 2005


São autênticas "tribos" com chancela do Diário de Notícias que espalham imaginação nas praias portuguesas. Pais, tios, primos, irmãos - há um elo que os une, independentemente da idade não vivem o Verão sem as construções na Areia.

Vamos conhecer alguns volta a conjugar os verbos talhar, amontoar e alisar na primeira pessoa, depois de uma carreira de trinta e três anos como professora de primeiro ciclo. É assim que nasce o palhaço das mãos de Maria José Carrasquinho, de Lagos e da sua amiga Ana Bela Moleiro.

Tia e madrinha de uma das concorrentes da final das Construções na Areia mostram o seu grande entusiasmo pelas diabruras dos mais novos e confessam que há anos que a areia molhada não lhes escorria por entre os dedos. São uma das muitas famílias que passam o testemunho de moldar a areia.

O actual comissário das comemorações dos 140 anos do Diário de Notícias, José Maria Ribeirinho, acentua, porém, que apesar de já terem passado ilustres portugueses nesta competição quando eram pequenos (exemplifica com o caso da conhecida arquitecta Helena Roseta), esta é uma prova aberta a todos. Ainda assim volta a frisar que se trata de "uma expressão artística apoiada por muitos artistas plásticos".

José Maria Ribeirinho cita o escultor João Cutileiro como um dos impulsionadores e membro de júri em vários certames. Quanto ao apoio familiar aos jovens artistas, José Maria Ribeirinho não tem dúvidas "Há famílias que apoiam mais os seus filhos a evoluírem por forma a produzir obras com bastante impacto visual."

Ontem, na Tocha, praia que se orgulha dos seus palheiros, casas construídas com madeira das matas da região assentes sabiamente em esteios de pinho para possibilitar a passagem das areias e da água do mar em tempos agitados de marés vivas.

Nesta antiga aldeia de pescadores - onde os palheiros eram utilizados para guardar o material utilizado na faina diária dos meses de verão -, a excelência balnear animou com as esculturas dos mais velhos.

Joana Carmo Martins, de 17 anos, e o seu pai esculpiram uma gigantesca ave estilizada. Diz o progenitor, professor de Educação Física em Vila do Conde "Isto acaba por ser um vício saudável." E se de um lado, dos mais novos a praia se encheu com desenhos vários (zebra, uma torneira com copo de água, uma vaca com o seu bezerro, um dragão, um golfinho, um pinguim, uma pirâmide inca...), da competição dos menos novos a grandeza de um cacho de uvas chama a atenção. E também a imagem da Capela Sistina com a assinatura de Máximo Paulo (48 anos/Vila do Conde) e com a valiosa ajuda da sua filha Ana Raquel (27 anos) que já com o curso de design gráfico não abdicou deste trabalho de equipa em prol do divertimento na areia.

Na pitoresca, calma e bonita Praia da Tocha (distrito de Coimbra), o evento teve ainda espaço no Canal Panda (TV Cabo), um dos patrocinadores que, no decurso da prova, teve a sua mascote a dinamizar actividades lúdicas dirigidas às crianças. A câmara municipal e o Rancho Folclórico "Os Esticadinhos" de Cantanhede estiveram também envolvidos na organização.

Ainda o senhor António Mendes e sua mulher tentavam vender o pescado (o mar ontem não foi dos melhores, só deu cavalas) e já muitos curiosos se espraiavam no areal para apreciar as obras efémeras da final.

Todas as crianças concorrentes tiveram prémios de participação. Palmas! Foto de família! Até para o ano!

domingo, 3 de maio de 2009

FOTOS DA PRAIA DA TOCHA, MAIO 2009



CASAS TRADICIONAIS DA PRAIA DA TOCHA- os Palheiros da Praia da Tocha, como era assim o nome desta praia até a uns 9 anos atrás, para cá.
Esta foto é no lado Norte desta Praia

As dunas nunca faltam nesta praia, mas se há algo que eu amo nesta praia garanto-vos que é a calma, e o facto de ainda não haver hotéis a condicionar-vos nesta praia e a meter-vos em cima uns dos outros como vimos nas praias com hotéis.
Aqui vivesse mesmo o turismo residêncial, sobretudo para quem quer vir de férias, que alguns destes apartamentos que vos mostro mais abaixo acabam por alugar todos anos para férias.
No Mês de Junho podem vir ao São João, mas se quiserem ficar cá, digo-vos para pensarem em procurar com mais tempo casa, comecei já.



as casas tipicas e que fazem ser a praia ecológica.
os palheirões como lhe chamamos a estas casas.










o último modelo de construção desta praia no lado norte, e dali esta a nascer uma grande quantidade de casas novas, nada baratas.

Futuro hotel na Praia da Tocha

Futuro hotel na Praia da Tocha
28 Julho, 2006 - 10:39
A venda de um terreno para a construção do futuro hotel da Praia da Tocha rendeu 505 mil euros em hasta pública, numa licitação que decorreu esta quinta-feira na Câmara de Cantanhede.Durante a licitação do terreno, cujo valor base era de 450 mil euros, foram feitos lances sucessivos de cinco mil euros, até atingir os 505 mil euros pelos quais foi vendido a Fernando Lourenço, representante dos Clássicos Portugueses, Construtores.

O terreno, que se situa na zona Norte da praia, no limite da aglomeração urbana, tem uma superfície total de 8.360 m2, permitindo uma área de construção de 3.750 m2, com dois pisos acima do solo, a que acresce a cave para parqueamento e arrumos.

De acordo com o Diário As Beiras, a licitação do terreno contou ainda com a participação activa do representante da Algarve Sol, Empreendimentos Turísticos e de outros dois investidores da área hoteleira, que não intervieram.