Praia da Tocha:
Roteiro de 12 pedaços do litoral português que ganham um encanto especial fora de época - os areais mais vazios e os equipamentos de apoio que oferecem, das esplanadas aos parques de estacionamento
Luísa Oliveira e Mário David Campos
15:38 Quinta-feira, 21 de Mai de 2009
Praia da Tocha
Lucília Monteiro
Antiga aldeia de pescadores, a Praia da Tocha já não acorda às 7 da manhã com o soar do búzio, que dava a partida a cada companha - grupos de seis ou sete homens por barco - para se fazer ao mar. Mesmo assim, a pitoresca aldeia ainda preserva vestígios desses tempos, como os palheiros que serviam de arrumo aos aprestos. E, apesar de já não ser como há três ou quatro décadas, ainda existem embarcações que se dedicam à arte xávega. Mas a Praia da Tocha é, agora, mais um local de veraneio. Rica em iodo, e por isso procurada por muita gente com problemas de ossos, sobretudo das zonas de Coimbra, Figueira da Foz e Aveiro, está rodeada por um pinhal que a protege e lhe confere um bonito enquadramento. Além disso, encontra-se bem equipada e possui diversas mais-valias como o acesso para deficientes, a biblioteca mesmo em cima do areal e vários bares e restaurantes que, por esta altura, são particularmente calmos.
A evitar: o mar gelado, Que desconhecem minha malta, porque há alturas que a água é bem quente, em pleno Verão, por isso não é de evitar como dizem.
Atractivos: os antigos palheiros transformados em casas de férias
A não perder: uma cerveja ao final da tarde, no bar--restaurante Avenida, como no Pilho,Dunas Bar, e não só, prometo-vos deixar depois todos Bares que recomendo.
-
1 comentário:
Olá
Gostaria de lhe pedir algumas informações.
Estamos com alguns problemas em conseguir encontrar uma maneira de chegar à praia da tocha através de transportes publicos.
Tivemos acesso a informação de que conseguimos chegar a coimbra de comboio. Mas a partir dai não fazemos a minima ideia de como chegar à praia da tocha.
Se nos pudesse facultar alguma informação, tal como autocarros ou comboios, agradeceriamos.
Obrigado pela atenção
Enviar um comentário