Biblioteca de Praia já recebe veraneantes
Escrito por Cátia Figueiredo
11-Jul-2007
Pelo nono ano consecutivo, a Praia da Tocha tem ao dispor dos veraneantes um espaço gratuito de cultura e informação. A Biblioteca de Praia abriu as portas no passado dia 1 de Julho e a oferta promete ser diversificada.
Cerca de 900 livros são apenas parte do acervo que a Biblioteca de Praia disponibiliza aos visitantes da Praia da Tocha. O espaço abriu portas no passado dia 1 de Julho e, até 9 de Setembro, oferece a quem por ali passar uma leitura diversificada, mas também acesso à Internet, música e visionamento de filmes.
A Biblioteca de Cantanhede disponibiliza aos leitores revistas e jornais diários e semanários, além de livros de poesia, banda desenhada, aventuras ou policiais, para todas as idades e gostos. Ainda a pensar nos momentos de lazer dos veraneantes, a valência da Praia da Tocha possui um leitor de DVD, de CD, uma televisão e um computador, este último de acesso livre por períodos de meia hora. Crianças e adultos visitantes da estância balnear podem utilizar os materiais dentro da própria biblioteca, requisitar os livros e levarem-nos consigo para a areia, ou consultá-los na esplanada de que o espaço dispõe, no exterior. Equipada com mesas, cadeiras e chapéus-de-sol, a esplanada tem lugar para 15 pessoas.
A valência foi criada como extensão da Biblioteca Municipal de Cantanhede para fomentar a leitura e o desenvolvimento da acção cultural na Praia da Tocha durante o período de Verão e os resultados têm sido animadores. Só no ano passado, a Biblioteca de Praia recebeu cerca de sete mil visitantes.
Oferta adaptada aos diferentes gostos
A funcionar diariamente, a Biblioteca de praia está aberta das 10H00 às 12H00 e das 14H30 às 19H30.
São sobretudo as crianças que recorrem ao espaço para utilizarem a Internet e verem filmes, sendo também vários os adultos que ali consultam os jornais, explica Natércia Ferreirinha, técnica de biblioteca. Quando há algum pedido de um livro de que a Biblioteca não possua no momento, há ainda a possibilidade de o disponibilizar no dia seguinte. A Biblioteca de Praia acaba por oferecer aos visitantes os mesmos livros que a Biblioteca Municipal de Cantanhede dispõe.
A valência possui sobretudo literatura infanto-juvenil e universal, dispondo também de outras temáticas. Generalidades, Filosofia e Psicologia, Religião, Ciências Sociais, Arte e Desporto e História e Geografia são outras das matérias que se podem consultar na Biblioteca de Praia.
O objectivo do serviço é oferecer aos frequentadores da estância balnear o contacto diário com os meios de comunicação, colocando também ao dispor dos visitantes produtos culturais em diferentes tipos de suporte.
Actualmente a valência funciona num módulo de madeira, localização que João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, explica tratar-se de uma "situação provisória". A partir de Outubro deve já arrancar uma nova estrutura para albergar alguns serviços, como o da Biblioteca de Praia.
Actualizado em ( 11-Jul-2007 )
-
Sem comentários:
Enviar um comentário