Praia da Tocha

Praia da Tocha
Foto de Filipe Freitas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Praia da Tocha e Surf em Agosto./Praia Reconhecida como um dos melhores roteiros Portugueses pela Revista Visão e leiam a mensagem mais abaixo

Praia da Tocha:

Roteiro de 12 pedaços do litoral português que ganham um encanto especial fora de época - os areais mais vazios e os equipamentos de apoio que oferecem, das esplanadas aos parques de estacionamento

Luísa Oliveira e Mário David Campos
15:38 Quinta-feira, 21 de Mai de 2009


Praia da Tocha
Lucília Monteiro

Antiga aldeia de pesca­dores, a Praia da Tocha já não acorda às 7 da manhã com o soar do búzio, que dava a partida a cada com­panha - grupos de seis ou sete homens por barco - para se fazer ao mar. Mesmo assim, a pitoresca aldeia ainda preserva vestígios desses tempos, como os palheiros que serviam de arrumo aos aprestos. E, apesar de já não ser como há três ou quatro décadas, ainda existem embarcações que se dedicam à arte xávega. Mas a Praia da Tocha é, agora, mais um local de veraneio. Rica em iodo, e por isso procurada por muita gente com problemas de ossos, so­bretudo das zonas de Coimbra, Figueira da Foz e Aveiro, está rodeada por um pinhal que a protege e lhe confere um boni­to enquadramento. Além disso, encontra-se bem equipada e possui diversas mais-valias como o acesso para deficien­tes, a biblioteca mesmo em cima do areal e vários bares e restaurantes que, por esta altura, são particularmente calmos.



A evitar: o mar gelado, Que desconhecem minha malta, porque há alturas que a água é bem quente, em pleno Verão, por isso não é de evitar como dizem.

Atractivos: os antigos palheiros transformados em casas de férias

A não perder: uma cerveja ao final da tarde, no bar--restaurante Avenida, como no Pilho,Dunas Bar, e não só, prometo-vos deixar depois todos Bares que recomendo.